A Casa Branca está lançando uma iniciativa que tem como objetivo ampliar o uso de dados climáticos em todo o planeta, para ajudar as nações a lidarem com os impactos do aquecimento global.

O esforço inclui facilitar o acesso aos dados federais, através do portal climate.data.gov. A iniciativa também está lançando um concurso para demonstrar até que ponto os americanos estão vulneráveis às inundações costeiras.

O Governo dos Estados Unidos liberou novos dados geoespaciais para tentar definir como a infraestrutura do país está vulnerável às alterações climáticas. O país também está contando com empresas privadas, como Google e Esri, para divulgar e armazenar os dados.

Um esforço similar ocorreu em 2010, mas não obteve muito êxito. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA em inglês) começou a explorar esta ideia, mas congressistas republicanos demonstraram resistência na época.

Sob a iniciativa lançada pelos EUA, a Esri divulgou que irá trabalhar com  12 cidades em todo o país para criar mapas e aplicativos livres e abertos, que irão ajudar as autoridades estaduais e de planejamento local. O Google vai doar mil terabytes de armazenamento em nuvem para dados climáticos, juntamente com 50 milhões de horas de computação de alto desempenho com a plataforma Google Earth Engine.

Portal de Geo-colaboração

Em resposta à iniciativa da Casa Branca, a Esri – desenvolvedora do software ArcGIS –  está lançando um portal de Geo-colaboração focado no clima. Serão desenvolvidos mapas e aplicativos colaborativos para algumas comunidades estadunidenses consideradas mais críticas.  De acordo com a companhia, outros locais no mundo poderão usar as soluções e experiências geradas. O portal tem o objetivo de ser um local onde cidadãos e profissionais podem descobrir, contribuir e compartilhar, online, recursos críticos para combater os efeitos das mudanças climáticas. O website oferece um ponto de partida para a elaboração de ideias e dados abertos.

Na última semana também foi lançado o “Climate Resilience App Challenge“, um desafio para desenvolvedores GIS desenvolverem mapas e ferramentas de análises que ajudarão as comunidades a se prepararem para as mudanças climáticas. Aberto à todos, o desafio irá premiar e compartilhar as melhores soluções.


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica (https://mundogeoconnect.com/2014), Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atitividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado (https://mundogeoconnect.com/2014/registre-se-na-feira/) Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.