Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil

O SomaBrasil, desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, objetiva integrar variáveis censitárias e dados gerados a partir de sensoriamento remoto provenientes de várias fontes, permitindo diferentes níveis de acesso e análise para o monitoramento das atividades agrícolas no País. A definição da arquitetura do sistema levou em consideração a utilização de software livre com código aberto e padrões de interoperabilidade de dados espaciais definidos pelo Open Geospatial Consortium (OCG), que estabelecem formas de armazenamento e acesso padronizado aos dados.  O sistema de banco de dados escolhido foi o PostgreSQL com a extensão espacial PostGIS, juntamente com o servidor geoespacial GeoServer.

Este WebGIS reúne bases de dados de recursos naturais e agricultura, como informações sobre a produção e o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dados gerados por programas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mapeamentos realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outras instituições. O usuário é capaz de interagir com esses diferentes planos de informação, realizando consultas básicas e avançadas por meio de ferramentas de análises espacialmente explícitas e de visualização dinâmica. Estas contribuem para a melhor compreensão das mudanças de uso e cobertura da terra, gerando informações úteis para o zoneamento, monitoramento espacial, definição de prioridades para empreendimentos agropecuários, logística, pesquisa, desenvolvimento e políticas públicas.

Esta matéria faz parte da MundoGEO 75, edição da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e leia o artigo “SomaBrasil” gratuitamente na íntegra!


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.