Imagens de satélite processadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram baixa no nível da alagação na Bacia Hidrográfica do Rio Beni, afluente do Rio Madeira.

Pesquisadores do Inpe analisaram dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e concluíram que o nível do rio tende a crescer mais lentamente até o mês de abril. Ainda assim, mesmo que o rio pare de subir, o nível da água em Porto Velho deve levar aproximadamente 30 dias para retornar a 16,68 m (cota de emergência).

Imagens de satélites anteriormente analisadas pelo Inpe mostram que a inundação persiste nas bacias dos rios Mamoré e Guaporé (Itenéz), na Bolívia.

A análise das imagens de satélites gera informação importante para as ações de Defesa Civil, que deve alertar moradores e autoridades, pois a tendência é de que essas águas continuem a alimentar a cheia do Rio Madeira ainda por vários dias.

As imagens ao lado foram registradas pelo Serviço Geológico Americano (USGS) nos dias 27 de fevereiro e 21 de março. As áreas inundadas com água exposta aparecem em azul e preto. Em verde, cercadas por áreas azuis ou pretas, estão as áreas de floresta inundada. Áreas em tons de rosa são savanas.

Fonte: Inpe

Seminário sobre Imagens de Satélites e Aéreas acontece em São Paulo

Semin%C3%A1rio Imagens de Sat%C3%A9lites e A%C3%A9reas1 Satélite mostra que cheia no Mamoré deve atingir Rio MadeiraA próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Dentre as atividades confirmadas para o evento está o Seminário Imagens de Satélites e Aéreas. O seminário irá reunir vários especialistas para debater o mercado de sensoriamento remoto orbital e aerofotogrametria. Representantes de empresas e instituições estarão presentes para compartilhar experiências, projetos realizados, novas tecnologias e tendências.

Para mais informações e inscrições, acesse a página do Seminário Imagens de Satélites e Aéreas. As vagas são limitadas!