O primeiro cubesat nacional, o NanossatC-Br1, foi acondicionado nesta sexta-feira (28) em invólucro especial para ser enviado a Holanda, onde passa por mais alguns testes antes de ser lançado ao espaço em junho próximo.

Br1 na câmara de vácuo na última bateria de testes no LIT | Foto: Inpe

Nesta quinta-feira (27), o modelo de voo do pequeno satélite passou pela última bateria de testes iniciada no último dia 14 no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP). De acordo com o engenheiro Otávio Durão, coordenador do projeto no Inpe, “todos os resultados foram positivos” e o Br1 está aprovado.

Desenvolvido com recursos da Agência Espacial Brasileira (AEB), o NanossatC-Br1é um dos quatro artefatos nacionais programados para ir ao espaço este ano. No segundo semestre está previsto o lançamento dos satélites AESP-14, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com apoio do Inpe; do Serpens, cuja produção envolve diversas universidades coordenadas pela AEB, e do CanSat produzido pelos alunos da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, de Ubatuba (SP), com a orientação do Inpe.

Compõem as três cargas do Br1 um magnômetro para utilização dos seus dados pela comunidade científica; um circuito integrado projetado pela Santa Maria Design House da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul (RS), e o hardware FPGA, que deve suportar as radiações no espaço em função de um software desenvolvido pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fonte: AEB


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.