A Geograph, consultoria especializada em sistemas de informação geográfica, anuncia que acaba de fechar negócio com a SpotPromo para fornecimento do TourSolver, um sistema de roteirização. O investimento no novo software é parte dos esforços da área de TI da SpotPromo para criar e fortalecer sua estrutura de inteligência geográfica. Essa decisão está intimamente ligada à necessidade de ampliar os relatórios gerenciais de apoio à tomada de decisão e para dar garantias aos clientes de que seus  projetos de merchandising serão realizados com a máxima eficiência em todos os aspectos.

“O ano começou bem. Recentemente conquistamos novos clientes como Warner Bros e Nestlé Waters, que se juntaram a uma carteira já recheada de nomes importantes, entre eles Colgate, Faber-Castell, Epson, Matel, Microsoft, Johnson & Johnson. Nossos investimentos em sistemas de informação inteligentes é uma garantia a mais para consolidar essa nossa expansão”, comentou Marcos Andersen, diretor de TI da SpotPromo.

Especializada em trade marketing, a SpotPromo faz a gestão do ponto de venda para grandes empresas que vendem para o consumidor final. Atua em nível Brasil e conta com 5 mil funcionários distribuídos em 30 clientes de grande e médio portes. De acordo com Andersen, a criação dessa área de inteligência geográfica resolverá os desafios em relação aos roteiros de visitas e redução de custos da operação. “Precisamos garantir que estamos utilizando os recursos da melhor forma possível, sejam os recursos humanos, nossas frotas ou os recursos financeiros disponíveis para cada projeto. Só conseguiremos garantir isso com tecnologia altamente especializada”.

Como ferramenta de roteirização, a SpotPromo escolheu e adotou o TourSolver, da francesa GeoConcept. Esse sistema possibilita maior controle e melhor gestão de equipes externas, graças ao seu motor geográfico que aponta a melhor sequência de visitas, o melhor caminho e até a melhor distribuição de pontos para cada promotor.

Análise territorial

O TourSolver é comercializado no Brasil pela Geograph, consultoria especializada que , além da implantação e manutenção do sistema, também forneceu à SpotPromo os serviços de análise territorial. “Graças a essas análises foi possível identificar concentrações de clientes, prospectar novos mercados e avaliar onde a concorrência está e sua empresa não está. Esses estudos contam com dados do IBGE, das áreas de logística, de atendimento ao cliente, entre outras. A rota em si não traz vantagem sem um estudo prévio. Esse estudo inicial vai dizer com clareza como sua empresa vai operar e, a partir daí,é possível otimizar suas rotas”, detalhou.

Andersen explica que os clientes contratam a SpotPromo assumindo a premissa de que ela se responsabilize e visite os pontos de vendas diversas vezes por mês. “Com o TourSolver, temos a certeza de que vamos identificar pontos que estão mais perto de determinados promotores, mas que são atendidos por outros, e regiões que não comportam tantos pontos de vendas quanto imaginávamos”, explica.

Para o executivo, sem esse tipo de tecnologia é como operar às cegas. “O tempo de fazer rotas manualmente acabou. Esses sistemas são especializados para nos trazer eficiência e redução de custos”. Exatamente por isso, a empresa não só adotou o TourSolver como criou uma área que se dedicará a aperfeiçoar e automatizar cada vez mais roteiros e a gestão dos recursos que operam em campo, nos pontos de vendas dos clientes.

Dentro da nova área, Marcos Andersen conta com analistas de informação para ajudar a fornecer aos gestores do negócios os melhores relatórios para apoiar na tomada de decisão. “O papel da área de TI é fornecer informações e relatórios de apoio à decisão.Os sistemas de inteligência geográfica estão trazendo para nossos executivos uma perspectiva importante que faltava’, encerrou.

Inteligência geográfica nos negócios é tema de curso em São Paulo

Curso Geomarketing MundoGEOConnect 2013 Inteligência geográfica nos negócios é tema de curso em SPA próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Ao todo serão 30 cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias.

O Curso Estatística Espacial e Inteligência de Negócios já está confirmado e irá apresentar sobre Geomarketing e Geoinformação; Principais Fontes de Dados Geográficos (Demográficos e Censitários); Exploração de Dados Geográficos; Análises Geográficas e Estatística Espacial; Regressão Espacial e Atribuição de Inteligência Espacial a Pesquisas de Mercado. O instrutor será Eduardo de Rezende Francisco, professor de Estatística Espacial e Geomarketing na FGV-EAESP.

Para mais informações e inscrições, acesse a página do Curso Estatística Espacial e Inteligência de Negócios. As vagas são limitadas!