Parceria entre MundoGEO e Emplasa promove maratona de desenvolvimento inédita no Brasil, além de seminário focado nas questões urbanas do estado de São Paulo

Em 2014 foi celebrada uma parceria entre o evento MundoGEO#Connect LatinAmerica e a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), para a realização de eventos e desafios sobre geoinformação no âmbito do estado de São Paulo. Graças à esta aliança, vai acontecer o Geo Hackathon, uma maratona que tem como objetivo encontrar soluções para problemas urbanos com foco na Região Metropolitana de São Paulo, e um seminário que debaterá sobre os desafios dos projetos envolvendo geotecnologias no estado de São Paulo.

A próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Serão quase 30 cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias.

Maratona de Ideias Geográficas

O Geo Hackaton, organizado pela MundoGEO e co-realizado pela Emplasa, faz parte do MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográficas, um espaço de integração, competição e desenvolvimento de soluções inovadoras para atender as demandas da sociedade. O Geo Hackathon permitirá acesso, de forma inédita, a dados oficiais sobre a Região Metropolitana de São Paulo, visando a criação de ferramentas para melhor compreensão e gestão dos problemas urbanos. Por se tratar de um evento multidisciplinar, o Geo Hackathon será uma grande oportunidade para combinar dados e informações de diferentes áreas de conhecimento que tratam das questões urbanas. O evento terá dois dias de duração, com a apresentação dos dados no dia 8 de maio às 11h da manhã e prazo para entrega dos projetos até dia 9 de maio às 15h. A avaliação, divulgação do resultado e premiação será nesse mesmo dia, às 16 horas.

MundoGEOXperience-1Os participantes contarão com dados fornecidos pelo governo e empresas, softwares proprietários ou livres, suporte de Universidades e toda a infraestrutura necessária. A Emplasa e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístia (IBGE) disponibilizarão os dados, que serão fornecidos em bancos de dados (Oracle, PostgreSQL) e em formato shapefile.

A participação no Geo Hackathon é gratuita e aberta a estudantes e desenvolvedores das áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Geografia, Design, Arquitetura/Urbanismo, Engenharias, entre outras. Não é necessário ser programador para participar, pois serão formadas equipes multidisciplinares. Os melhores projetos receberão prêmios especiais no final da maratona.

Todas as atividades do MundoGEOXperience terão participação gratuita. Para mais informações e inscrições acesse www.mundogeoxperience.com.

Geoinformação em São Paulo

Seminário Geoinformação no Estado de São PauloA realização de planejamentos, políticas, planos e projetos públicos é essencial em uma região tão importante como o estado de São Paulo, bem como a avaliação de impactos sobre o território, economia e sociedade em geral, e a informação geoespacial desempenha um papel fundamental em todo o processo. Para debater sobre os desafios dos projetos envolvendo geotecnologias no Estado de São Paulo, no dia 9 de maio vai acontecer o Seminário Geoinformação no Estado de São Paulo, como parte do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014.

Neste encontro, também realizado em parceria com a Emplasa, gestores públicos, usuários, representantes de empresas e instituições públicas estarão presentes para compartilhar experiências, projetos realizados, novas tecnologias, tendências e aplicações. Profissionais atuantes em Secretarias e Prefeituras vão demonstrar os desafios encontrados na implantação de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) em prefeituras e órgãos públicos, além de aplicações específicas das informações geoespaciais. Além disso, um dos debates vai apresentar sobre Segurança Pública, com presença da Polícia Militar e do Ministério Público do Estado de São Paulo.

O seminário será realizado dia 9 de maio das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. Para mais informações, programação completa e inscrições, acesse a página do Seminário Geoinformação no Estado de São Paulo.

MundoGEO#Connect 2014

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Ao todo serão 36 cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias. Em 2014, o participante poderá escolher exatamente quais os temas e dias que deseja participar. Além disso, ao se inscrever em duas atividades, o participante poderá escolher mais um curso, seminário ou evento especial sem custos. Conheça as novas opções de inscrição e a grade de atividades do MundoGEO#Connect 2014.

A feira de produtos e serviços do evento terá acesso livre, mediante registro antecipado. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail connect@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Sobre o MundoGEOXperience

O MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográfica será realizado de 7 a 9 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), em paralelo à 4ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014. Será um espaço de integração, competição e desenvolvimento de soluções inovadoras, utilizando atributos de localização e análise geográfica. Suas principais atividades são o GEO Hackathon – uma maratona de desenvolvimento de ideias e soluções, e o GEO Academia – um espaço inovador e interativo dirigido à divulgação de projetos de pesquisas aplicadas. O evento ainda terá atividades paralelas como o Encontro de Empresas Júnior e StartUps e o II Encontro de Integração Governo. Mais informações em http://mundogeoxperience.com/2014/.