No ano em que comemora seu aniversário de 25 anos, a Embrapa Monitoramento por Satélite vai levar o tema “Geointeligência em Agricultura e Meio Ambiente” para o evento MundoGEO#Connect 2014, considerada uma das mais importantes feiras do setor na América Latina, que acontece de 7 a 9 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Um workshop, no dia 8, vai reunir especialistas da Embrapa e de outros órgãos, empresas e instituições de pesquisa com o objetivo de apresentar temas relacionados à agricultura e meio ambiente, proporcionando um ambiente de debate técnico-científico ao público do evento. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

O mapeamento da agricultura de larga escala, o monitoramento agrícola, pecuário e florestal, as mudanças climáticas e seus impactos na geografia agrícola do Brasil e os zoneamentos ecológico-econômicos e de risco climático são exemplos de assuntos que serão abordados no workshop. Está confirmada a participação de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Imazon e Unidades da Embrapa (Cerrados, Informática Agropecuária e Monitoramento por Satélite). Também farão parte do evento representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Meio Ambiente e das empresas de tecnologia Agro.Satélite e AgroTools. Confira aqui a programação completa.

Para o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Édson Bolfe, em um cenário onde a demanda mundial por alimentos, fibras e energia aumenta significativamente, acompanhando o crescimento populacional e a ascensão de economias emergentes, o Brasil assume um papel ainda mais relevante em pesquisa, desenvolvimento e inovações geoespacias. “As dimensões continentais, a diversidade de biomas e ecossistemas, os diferentes pacotes tecnológicos, a dinâmica espacial e a variabilidade temporal no uso e na cobertura das terras criam realidades de complexo monitoramento, um desafio a fim de tornar a agricultura um fator ainda mais determinante no desenvolvimento sustentável do País”, ressalta.

MundoGEO#Connect 2014

A Embrapa Monitoramento por Satélite é apoiadora institucional do evento MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais. Além de promover o workshop no dia 8, a Unidade participará com um estande na feira de produtos e serviços. Serão apresentados os principais projetos de pesquisa em andamento e produtos já consolidados, como o Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SomaBrasil), que reúne num único ambiente bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de várias fontes. Capaz de oferecer uma radiografia do Brasil, o sistema integra informações importantes para a elaboração e direcionamento de políticas públicas, linhas de crédito e tomadas de decisão para o setor.

Fonte: Graziella Galinari/Embrapa Monitoramento Por Satélite