Por Eduardo Freitas

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – ou Learning Management System (LMS) na sigla em inglês – é um sistema ou software, geralmente baseado na internet – mas também pode ser em uma intranet – que facilita a gestão de cursos a distância.

Hoje, existem diversos sistemas disponíveis no mercado, sejam eles gratuitos ou pagos (na forma de compra de licença ou assinatura). Dentre os AVAs mais conhecidos estão o brasileiro Teleduc, o Blackboard e o Moodle. Todo o conteúdo e interação entre os alunos, instrutores e tutores são realizados dentro desse ambiente virtual.

Moodle

Um dos dos sistemas de Ensino a Distância (EAD) mais conhecidos no mundo, o Moodle é uma plataforma gratuita e de código aberto, usada por milhões de professores e alunos.

Utilizado principalmente num contexto de EAD, o programa permite a criação de cursos on line, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível hoje em 75 idiomas diferentes e contando com mais de 25 mil websites registados em 175 países.

Os cursos online MundoGEO são baseados na plataforma Moodle. Veja neste vídeo um “tour virtual” pelo ambiente virtual de aprendizagem: http://youtu.be/sE-92luJ-Pk.

Esta pesquisa faz parte da MundoGEO 75, edição da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e leia a pesquisa “Por dentro da EAD” gratuitamente na íntegra!


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.