Modelos de Drones e veículos para escaneamento móvel serão destaques na maior exposição de geotecnologias da América Latina, que acontece de 7 a 9 de maio em São Paulo

Novas tecnologias para mapeamento e coleta de de dados vêm mudando a forma e melhorando resultados em projetos de vários níveis e complexidades. Duas tecnologias muito utilizadas atualmente e que vêm apresentando resultados cada vez mais precisos são os veículos aéreos não tripulados (VANTs ou Drones) e os equipamentos para mapeamento e escaneamento móveis. Ambas serão destaque no MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, que acontecerá de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Sistemas móveis de mapeamento: tendência na geomática

Já existem várias empresas e órgãos públicos utilizando sistemas móveis que executam mapeamentos de alta precisão, embarcados em automóveis, aeronaves, barcos e até mesmo em mochilas. São esses sistemas que estão revolucionando a forma de mapear áreas urbanas, gerando modelos da realidade em três dimensões que podem ser facilmente manipulados em softwares de CAD, GIS, entre outros. As diversas soluções de mapeamento móvel disponíveis no mercado utilizam receptores de Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), medição inercial (IMU), dispositivos para registro de velocidade (DMI), câmeras digitais de alta resolução e lasers scanners.

Em geral, os sistemas de mapeamento são construídos de forma modular, podendo ser montados de forma a atender às mais diversas aplicações. É possível compor sistemas que utilizam as ferramentas de posicionamento em tempo real, associados a câmeras digitais, para realizar medidas atingindo precisão sub-métrica, com aplicações nas áreas de cadastro de ativos, registro visual de mudanças, inspeções de qualidade de pavimento, entre outros.

Na feira de produtos e serviços do MundoGEO#Connect 2014, estarão em exposição veículos com estes equipamentos embarcados, como o da empresa Esteio, para que os participantes do evento e demais interessados possam ver de perto esta tecnologia. Além disso, este tema também será discutido no Seminário Automação Topográfica, que irá reunir vários especialistas para debater o futuro da topografia e resultados de projetos desenvolvidos com vários tipos de tecnologias para coleta e processamento de dados. Os participantes terão a oportunidade de debater com especialistas e outros usuários sobre os principais ganhos em produtividade usando novas soluções de coleta e processamento de dados via GNSS e estações totais.

Para mais informações, programação completa e inscrições, acesse a página do Seminário Automação Topográfica.

Drones em evidência

VANT-AlbatrozCom acelerado crescimento e avanço tecnológico deste mercado, os veículos aéreos não tripulados (VANTs ou Drones) terão destaque na feira de produtos e serviços e também nas discussões e cursos do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014. Muitos Drones estarão em exposição na feira de produtos e serviços, dos mais variados modelos, tamanhos e fabricantes.

Dentre as atividades confirmadas está o Curso VANTs & Drones, no dia 7 de maio. Com 6 horas de duração, este mini-curso vai apresentar as aplicações, as arquiteturas, os tipos de testes aplicáveis e a regulamentação sobre aeronaves não tripuladas. Já no dia 8 de maio, as aeronaves não tripuladas serão o centro das atenções em um seminário que irá reunir os fabricantes e especialistas mais conhecidos do Brasil, que debaterão junto com o publico as características dos Drones, de acordo com o peso, altura de voo, sensor e solução de pilotagem, além de mostrar os resultados das diversas aplicações dos VANTs para mapeamento e monitoramento e um panorama do estágio atual da legislação de homologação desses equipamentos no Brasil e no mundo.

Participe!

Veículo utilizado pela empresa Esteio para serviços de mapeamento móvel estará em exposição
Veículo utilizado pela empresa Esteio para serviços de mapeamento móvel estará em exposição

Para participar dos cursos, seminário e fóruns do MundoGEO#Connect 2014, conheça as opções de inscrição e a grade de atividades da conferência. A visitação na feira do MundoGEO#Connect 2014 será gratuita e aberta a todos os interessados. Para evitar filas, faça já o seu registro antecipado. Para mais informações sobre o MundoGEO#Connect 2014, entre em contato pelo e-mail connect@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Sobre o MundoGEO#Connect 2014

O MundoGEO#Connect LatinAmerica – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais é o maior evento do setor na América Latina. Sua 4ª edição será realizada de 7 a 9 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Ao todo serão 30 atividades e mais de 120 palestrantes envolvidos nos cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias. Além disso, o evento terá uma feira de produtos e serviços com acesso livre e mais de 70 marcas globais, tais como Trimble, ESRI, Google, Digital Globe, Hexagon, Leica, Rapideye, Topcon, Garmin, entre outras. Para conhecer a planta da feira, acesse https://mundogeoconnect.com/2014/planta-da-feira/.