Anápolis é a primeira cidade do estado a receber equipe de geólogos da CPRM. Eles estão percorrendo o município para identificar, delimitar e setorizar locais considerados de risco para a população. Goiânia, Ceres, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás e Alexânia estão entre as cidades que terão áreas de risco mapeadas. O trabalho está sendo coordenado pela Superintendência Regional de Goiânia.

Geólogos vistoriam áreas de risco em Anápolis

“Estamos concentrando as primeiras avaliações em Anapólis para subsidiar ações preventivas que serão executadas pela prefeitura visando o planejamento da ocupação urbana sustentável no município”, explica o superintendente Luiz Fernando Magalhães, que participou de reunião com o prefeito de Anápolis, João Gomes, para apresentar o trabalho que está sendo desenvolvido pela CPRM.

O geólogo Dario Dias Peixoto faz parte da equipe de pesquisadores da CPRM que está trabalhando em Anapólis. Ele conta que, além  de identificar áreas de risco  – alto e muito alto -,   o estudo vai sugerir  obras de engenharia  para melhorar a malha urbana.  Além de Peixoto, a equipe é composta pelos geólogos Douglas Cabral, Guilherme Peret, Rodrigo Fernandes.

Mapeamentos de áreas de risco – O trabalho da CPRM está inserido nas ações do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. O plano está dividido em quatro eixos temáticos – prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres.  Essas ações  são coordenadas pela Casa Civil da Presidência da República.

Equipe da CPRM durante reunião com o prefeito de Anápolis

A missão da CPRM é até o final do ano identificar, caracterizar e setorizar áreas de risco alto e muito alto em mais 800 municípios. O trabalho que começou em 2011, já mapeou áreas de risco em 600 municípios. Os estudos irão orientar a tomada de decisões para a redução dos danos resultantes de risco geológico, principalmente escorregamentos, erosões, deslizamentos, enchentes e inundações, que frequentemente têm causado a perda de vidas humanas e danos materiais em diversas cidades do país.

Os estudos são compartilhados com gestores municipais, Defesa Civil, Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem).


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.