O Governo do Parná realizará nos meses de maio e junho as Oficinas Institucionais do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Paraná (ZEE-PR). Nos eventos serão apresentados os resultados alcançados em relação as recomendações de preservação ambiental e de usos econômicos. Haverá espaço para esclarecimentos e sugestões.

O Programa de Zoneamento Ecológico-Econômico é coordenado pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e conta com a colaboração de outras secretarias e instituições estaduais e federais.

O zoneamento integra informações ambientais e socioeconômicas, por meio de estudos específicos e elaboração de mapas, para a definição de zonas com características distintas, indispensáveis para planejar a ocupação racional do espaço geográfico e o uso sustentável dos recursos naturais.

Desenvolvimento – O novo instrumento contribuirá para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado e poderá ser utilizado pelas instituições públicas de todas as esferas, pela iniciativa privada e por toda a sociedade.

O ZEE-PR está em fase de execução com previsão de conclusão para o final de 2014.

As oficinas serão abertas para representantes dos setores público, privado, organizações não governamentais e a comunidade em geral.

O grupo de trabalho conta com representantes das secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Planejamento e Coordenação Geral; Agricultura e Abastecimento; Indústria e Comércio; Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Logística; Cultura, ITCG, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Águas Paraná, Ipardes, Paraná Turismo, Emater-PR, Iapar, Mineropar, Simepar, Sanepar, Copel, Defesa Civil, Procuradoria Geral do Estado, Embrapa, Serviço Florestal Brasileiro e Incra. O trabalho também conta com a orientação técnico-científica do professor Jurandyr Luciano Sanches Ross, da Universidade de São Paulo.

Data Cidade Auditório Endereço

14/05 – 13h30 – Curitiba – EMATER – Rua da Bandeira, nº 500, Bairro Cabral

15/05 – 13h30 – Ponta Grossa – Cine Teatro Ópera (Auditório “B”) – Rua 15 de novembro, 468 – Centro.

16/05 – 13h30 – Guarapuava – Câmara dos Vereadores – Rua Pedro Alves, nº 433, Centro

29/05 – 13h30 – Foz do Iguaçu – Câmara dos Vereadores Travessa Oscar Muxfeldt, 81, Centro

30/05 – 13h30 – Toledo – Centro Cultural Ondi Hélio Niederauer – Rua Dr. Ciro Fernandes, nº 85 – Vila Pioneiro

05/06 – 13h30 – Maringá Anfiteatro Ney Marques – UEM – Av. Colombo, n. 5.790 Jardim Universitário

06/06 – 13h30 – Londrina – IAPAR – Rodovia Celso Garcia Cid Filho, 375

Fonte: ANPr