Com 3.256 participantes presenciais e mais 1.300 online, o maior evento de geotecnologias da América Latina foi aprovado por quase todos os participantes e reuniu pessoas de mais de 30 países. Edição 2015 já está marcada para 5 a 7 de maio em São Paulo (SP)

 

Feira do MundoGEO#Connect 2014 destacou equipamentos, softwares e soluções geoespaciais

A 4ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu na última semana, de 7 a 9 de maio, em São Paulo (SP), e reuniu especialistas, pesquisadores, usuários e empresários de mais de 30 países da América Latina e de outros continentes. Ao todo foram 4.680 participantes nas quase 30 atividades do evento e também na feira de produtos e serviços, além de 185 palestrantes e 57 expositores.

Drones e equipamentos para escaneamento a laser foram destaque na feira de produtos e serviços

A feira de produtos e serviços, além de contar com muitas novidades em equipamentos e soluções, neste ano destacou diversos modelos de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones), atraindo futuros usuários e também curiosos desta tecnologia, que puderam conferir de perto cerca de 15 modelos em exposição. O espaço da feira esteve muito movimentado nos três dias do evento, com negócios e parcerias nacionais e internacionais realizadas em seus corredores, salas de reuniões e estandes. Ao longo dos três dias, várias emissoras de televisão fizeram a cobertura do evento, como por exemplo a TV Cultura, que destacou os Drones (veja o vídeo do Jornal Cultura).

Tecnologia Liquid Galaxy foi trazida ao evento pela empresa Geoambiente

“Este ano o evento contou também com a expressiva participação de universidades e estudantes, devido ao evento simultâneo ‘MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográficas’, contendo o Geo Academia para apresentação de projetos de pesquisa aplicada e o Geo Hackathon, com desafios digitais para jovens talentos”, declarou Granemann, diretor da MundoGEO, a empresa que organiza o evento. “Na feira tivemos as principais  companhias brasileiras do setor e várias internacionais, além de instituições públicas que estavam mostrando seus projetos, tais como o IBGE, Exército e Embrapa Monitoramento por Satélite”, completou.

Seminário Gestores Públicos reuniu grandes nomes mundiais da Geoinformação. Na foto Santiago Borrero, Ex-Secretário Geral do IPGH e Assessor do GeoSUR e Eric van Praag, Coordenador do Programa GeoSUR

Um dos principais destaques da Conferência, o Seminário Gestores Públicos de Geoinformação, era muito aguardado por fornecedores, gestores e usuários de informação geoespacial. Realizado no dia 7, logo após a abertura oficial do evento, com palestras ministradas por especialistas do Brasil, Alemanha, Suécia, Canadá, México, Estados Unidos, Uruguai, Espanha, Colômbia, Peru, El Salvador e Venezuela. Com tradução simultânea em inglês, português e espanhol, o seminário foi transmitido pela internet em tempo real.

Além disso, um dos painéis apresentou e debateu sobre o GeoSUR, a Rede Geoespacial da América Latina e Caribe, com a presença de Santiago Borrero, Ex-Secretário Geral do IPGH e Assessor do GeoSUR – Colômbia; Eric van Praag,  Coordenador do Programa GeoSUR – Venezuela; Rigoberto Ovidio Magaña Chavarria, Presidente (E) do IPGH e Diretor do IGCN – El Salvador; Alejandro Coca, CIAT – Colômbia, apresentando sobre a iniciativa Terra-i (Projeto Ganhador do Prêmio GeoSUR 2013); e Alexander Montero Pérez, responsável pelo Portal de Serviços do Geoservidor MINAM – Peru.

Curso VANTs & Drones lotou um dos auditórios do MundoGEO#Connect 2014

“Um tema muito procurado pelos participantes do MundoGEO#Connect 2014 foi o Cadastro Ambiental Rural (CAR), pois o evento teve palestras e cursos e na feira foram apresentadas várias tecnologias para a execução correta do CAR”, completou Granemann.

Prêmio MundoGEO#Connect 2014

O Prêmio MundoGEO#Connect 2014, patrocinado pela Garmin –  fabricante global de navegadores GPS -, neste ano reconheceu empresas, instituições, marcas, softwares, equipamentos e pessoas que contribuíram para melhorar o setor de geotecnologia. A cerimônia de premiação, que neste ano entregou 30 troféus, aconteceu na quarta-feira (8/5), no final do segundo dia do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014.

Confira os vencedores das 30 categorias do Prêmio MundoGEO#Connect 2014, eleitos através de votação online, e também as cinco instituições e profissionais que receberam os prêmios especiais.

Vencedores do Prêmio MundoGEO#Connect 2014

Geo Hackathon – Maratona de Desenvolvimento

A premiação do 1° Geo Hackathon, uma maratona de desenvolvimento que teve como objetivo encontrar soluções para problemas urbanos da Região Metropolitana de São Paulo, aconteceu no dia 9 de maio. Ao todo foram oito equipes, que começaram a desenvolver os projetos um dia antes.

O Geo Hackathon foi um dos principais eventos do MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográficas, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de maio, em paralelo à 4ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014. Através de uma parceria com a Emplasa, foram disponibilizados dados oficiais da região metropolitana, permitindo a criação de ferramentas e aplicativos para melhor compreensão e gestão dos problemas urbanos.

Veja quais foram os projetos vencedores do 1° Geo Hackathon, que receberam prêmios em dinheiro, navegadores GPS e cursos online.

Projeto sobre alertas de desastres naturais foi o grande vencedor do 1° Geo Hackathon

Data marcada para 2015!

Em 2015 o evento acontecerá de 5 a 7 de maio no mesmo local, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Para conferir os materiais disponíveis dos fóruns, seminários, cursos e workshops, acesse a grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 a partir da próxima quarta-feira (14/5). Mais informações sobre a edição 2015 do MundoGEO#Connect estarão disponíveis em breve no Portal MundoGEO e no site www.mundogeoconnect.com.