A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu no dia 8 de maio o Prêmio Especial “Excelência em Geo no Agronegócio” na Feira MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). O prêmio foi concedido pelos organizadores do evento e é um reconhecimento à Empresa por sua colaboração no desenvolvimento de pesquisas e inovações geoespaciais para a agricultura brasileira. No segundo dia da Feira, a Unidade promoveu o workshop “Geointeligência em Agricultura e Meio Ambiente“, e realizou o pré-lançamento da primeira edição do livro “Geotecnologias e Geoinformação – 500 perguntas, 500 respostas”.

O Prêmio MundoGEO#Connect é realizado desde 2011, reconhecendo pessoas, instituições e empresas que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento do mercado de geotecnologias. A cerimônia de premiação, que neste ano entregou 30 troféus para diferentes categorias, aconteceu no final do segundo dia do evento.

Em nome da Unidade, Mateus Batistella, chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, agradeceu o prêmio e ressaltou que os produtos criados pela Empresa possuem uma visão diferenciada do uso e cobertura das terras no País. Em 25 anos de existência, ele analisou, a Unidade desenvolveu diversos projetos, ações e produtos que são utilizados por instituições de pesquisa e ensino, organizações públicas e empresas, da esfera municipal à nacional. “Hoje, somos citados por outras instituições como referência na área de geotecnologia. Nossas ações são uma base para outros projetos de ponta que estão sendo realizados no Brasil”, destacou.

SomaBrasil

Um exemplo desses projetos de sucesso é o Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SomaBrasil), apresentado no workshop Geointeligência em Agricultura e Meio Ambiente. O sistema conta hoje com mais de 3.500 usuários cadastrados em todo o País e até mesmo no exterior. Édson Bolfe, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Embrapa Monitoramento por Satélite, observou que o projeto foi desenvolvido de forma a aliar as demandas institucionais e da sociedade.

“Hoje o usuário pode acessar inúmeras bases da Embrapa Monitoramento por Satélite, como mapeamentos agrícolas e monitoramentos de pastagens, além de outras informações socioeconômicas vinculadas à agricultura, pecuária e florestas oriundas de outras instituições públicas”, comenta Bolfe, complementando que o sistema é acessado por produtores rurais, instituições de ensino, pesquisa e extensão rual, por bancos, ONGs e cooperativas, “o que demonstra a capilaridade do sistema hoje na sociedade”, concluiu.

De acordo com o chefe-adjunto de P&D, uma nova versão do SomaBrasil será apresentada no dia 6 de junho, quando da celebração dos 25 anos da Embrapa Monitoramento por Satélite. E mais novidades estão por vir. “Será lançada uma versão em inglês, serão incluídas novas bases de dados e os relatórios das consultas poderão ser impressos”, adiantou.

Estande

Com um estande montado, a Embrapa Monitoramento por Satélite levou aos participantes da feira de produtos e serviços as principais pesquisas e inovações geoespaciais em andamento e produtos já consolidados desenvolvidos por sua equipe. Durante os três dias do evento, o espaço foi visitado por diversos universitários, técnicos, pesquisadores e usuários de geotecnologias. Além do SOMABRASIL, a Unidade apresentou o Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão , instrumento previsto para ordenar o território, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais. Concluído em abril, o trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano pela Embrapa Monitoramento por Satélite em conjunto com a Embrapa Cocais e com apoio da Secretaria de Planejamento e Orçamento e outros órgãos do Estado do Maranhão. A Unidade organizou em bases geoespaciais centenas de planos de informação, que vão apoiar as decisões quanto ao planejamento do desenvolvimento e do uso do território em bases sustentáveis.

Fonte: Alan Rodrigues dos Santos e Graziella Galinari/Embrapa Monitoramento Por Satélite

Prêmio MundoGEO#Connect 2014

O Prêmio MundoGEO#Connect 2014, patrocinado pela Garmin –  fabricante global de navegadores GPS -, neste ano reconheceu empresas, instituições, marcas, softwares, equipamentos e pessoas que contribuíram para melhorar o setor de geotecnologia. A cerimônia de premiação, que neste ano entregou 30 troféus, aconteceu na quarta-feira (8/5), no final do segundo dia do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014.

Confira os vencedores das 30 categorias do Prêmio MundoGEO#Connect 2014, eleitos através de votação online, e também as cinco instituições e profissionais que receberam os prêmios especiais.