O Governo do Paraná iniciou nesta quarta-feira (14), em Curitiba, a série de oficinas institucionais do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-PR). O ZEE é um instrumento técnico e político para planejamento e organização do território, com objetivo de orientar investimentos do governo e do setor privado, assegurando qualidade ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria das condições de vida da população.

“O Zoneamento Ecológico-Econômico é um instrumento amplo de gestão pública que tem a preocupação de definir rumos para o futuro do Estado. É possível, por exemplo, entender em determinadas áreas os problemas ambientais e as atividades econômicas recomendadas”, afirma o professor e orientador do programa, Jurandyr Ross. O programa é coordenado pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociência (ITCG), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O ZEE-PR está em fase de execução e a previsão é que fique pronto no fim de 2014.

Realizado no Instituto Emater, o encontro reuniu representantes dos setores público e privado, organizações não governamentais e a comunidade em geral. Foram apresentados os aspectos sociais, econômicos e ambientais de todo o estado. Por meio de mapas e estudos específicos foram expostas as principais limitações, potencialidades e recomendações das regiões estabelecidas dentro do ZEE. A finalidade das oficinas é adicionar ao documento informações que a análise técnico-científica não conseguiu adquirir na pesquisa. Os próximos encontros serão realizados em Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Toledo, Maringá e Londrina.

AGREGAR PARA O ESTADO – De acordo com Eduardo Vedor, professor de geografia da Universidade Federal do Paraná, é a primeira vez que um estudo contempla todo o Paraná. “Esse instrumento de planejamento vai subsidiar outros já existentes e, sem dúvida, agregar para estado”, afirmou ele. “É interessante que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral conheçam o produto e possam também participar da construção. A expectativa é trazer sugestões e contribuições”, afirma Eduardo.

O ITCG coordena o programa e conta com a colaboração de outras secretarias e instituições estaduais e federais. As primeiras discussões sobre o ZEE-PR começaram em 1995, mas foi a partir de 2005 que ocorreram iniciativas para sua elaboração. Em 2010 foi instituída, por decreto, a Comissão Coordenadora do ZEE. Em 2011 foi estruturada a Comissão Executora, com a função de planejar, coordenar e desenvolver os trabalhos. “Utilizamos para a conclusão deste trabalho, técnicos capacitados e experientes, que conhecem o Paraná em toda a sua extensão”, explica o diretor-presidente do ITCG, Amilcar Cabral.

O estudo integrado também envolveu a comunidade acadêmica. Para a estudante de geografia, Maiara Souza, o evento é a oportunidade de ver na prática o que aprendeu em sala de aula. “Na teoria vimos os instrumentos de planejamento, dentre eles o de zoneamento ecológico-ecônomico, e hoje é a oportunidade de conhecer a aplicação desta ferramenta”, disse ela.

O grupo de trabalho conta com representantes das secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Planejamento e Coordenação Geral; Agricultura e Abastecimento; Indústria e Comércio; Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Logística; Cultura, ITCG, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Águas Paraná, Ipardes, Paraná Turismo, Emater-PR, Iapar, Mineropar, Simepar, Sanepar, Copel, Defesa Civil, Procuradoria Geral do Estado, Embrapa, Serviço Florestal Brasileiro e Incra.

Estiveram presentes no evento o diretor administrativo da Emater, Richard Golber, a representante da Controladoria Geral do Estado, Fabiana Bernert, vice-presidente da Junta Comercial do Paraná, Antonio Romão Montes, vereadores de Fazenda Rio Grande, Elidio José Segala Cavalheiro e Gilberto Batista de Souza, a assessora parlamentar de Campo Largo e presidente da Comissão do Meio Ambiente, Alessandra M. Stlader, o assessor da presidência do Senac, Edson Luiz Guariza.

Saiba mais sobre as Oficinas Institucionais do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Paraná (ZEE-PR): www.itcg.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=127

Fonte: ANPr