O veículo espacial Foton-M4, com lagartixas a bordo, vai realizar um voo de dois meses e voltará à Terra aterrissando na região de Orenburgo (Rússia). De acordo com a Roscosmos, o lançamento da sonda espacial, programado para 18 de julho, será realizado a partir do cosmódromo Baikonur usando um foguete Soyuz-2.1a.

O Foton-M4 é destinado a estudos de biologia, fisiologia, tecnologia e biotecnologia em condições de microgravidade espacial. No âmbito do programa da pesquisas biológicas, um número de microorganismos, culturas de fungos, espórios e lagartixas viajarão em órbita a bordo do satélite, que será equipado com 21 instrumentos científicos especiais.

O satélite se tornará palco de oito experimentos. Um deles, o Gekkon-F4 (Lagartixa-F4), prevê estudar os efeitos de microgravidade sobre o organismo de animais adultos, seus comportamentos sexuais e o desenvolvimento embrionário dos geconídeos.

Esta não é a primeira vez que os lagartos desta família participam de investigações efetuadas no espaço. No ano passado, 15 lagartixas passaram 30 dias a bordo do biosatélite Bion-M.

Fonte: Voz da Rússia