A NTT DATA, inovadora empresa de TI, e o Centro do Japão de Sensoriamento Remoto (RESTEC) anunciam o início de um projeto que irá resultar no mapa-múndi em 3D mais preciso do mundo. A primeira fase do projeto já está em andamento com um mapa da Ásia. Com base em imagens de satélite, o documento irá fornecer detalhes – sem precedentes – dos espaços terrestres, evidenciando ondulações do terreno com precisão de cinco metros.

As reproduções poderão ser usadas em uma ampla gama de situações, incluindo avaliações de riscos de inundações, deslizes de terra, tsunamis ou derramamento de lava de vulcões, pesquisas sobre disponibilidade de recursos naturais ou desenvolvimento de mapas para países emergentes. Outras aplicações incluem planejamento de infraestrutura, simulação de tráfego e navegação e a localização remota correta de dados sensíveis.

O mapa está sendo desenvolvido usando, aproximadamente, 3 milhões de imagens de satélite capturadas pelo Satélite Avançado de Observação da Terra, operado pela Agência de Exploração do Espaço Aéreo do Japão (JAXA). O catálogo está sendo elaborado em fases, com previsão de que as imagens em full 3D do mundo todo estejam prontas em março de 2016.

Com base no seu conhecimento histórico de processamento de grandes quantidades de imagens de satélites e na sua larga experiência em informações geoespaciais, a NTT DATA tem trabalhado em conjunto com o JAXA para criar o mapa 3D, e está oferecendo as licenças do serviço do JAXA para as partes interessadas, na medida em que ele vai ficando pronto. A RESTEC irá oferecer suporte, com base na sua prática em tecnologia de análise de imagens avançadas de satélite e experiência de uso.

“O mapa 3D traz uma forte fundamentação para o desenvolvimento e análise de informação geoespacial. A demanda por este tipo de dado está crescendo na medida em que as organizações procuram enfrentar os críticos desafios humanitários e problemas comerciais dos dias de hoje”, explicou Ken Tsutsui, líder de projeto da iniciativa do Atlas 3D para a NTT DATA. “Tradicionalmente, pesquisas utilizando aeronaves tripuladas têm sido usadas como base para esse projeto de modelagem de 3D, mas as restrições de custo e tempo têm limitado as áreas que podem ser cobertas. Usando dados de satélite, nós temos a possibilidade de fornecer o mapa-múndi mais completo e preciso em 3D, trazendo muitas aplicações e benefícios para aqueles que o utilizarem”.

Para mais informações confira abaixo o vídeo disponibilizado do projeto:


MundoGEO no Mundial! Aproveite a promoção da Copa 2014 e assine a Revista MundoGEO. Assinando agora você ganha 50% de desconto, um Anuário de Empresas 2014 com pesquisas exclusivas e 6 meses grátis de assinatura se o Brasil for Hexa!