A Embrapa Monitoramento por Satélite realizou em Campinas (SP), no dia 6 de junho, a solenidade em comemoração aos seus 25 anos de fundação. A data foi marcada pelo lançamento de tecnologias e publicações e pela assinatura de convênios de cooperação técnica com a Prefeitura de Campinas. O evento teve a presença do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, da secretária de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Mônika Bergamaschi e do prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

Durante a solenidade, foi lançada a versão atualizada do Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SomaBrasil), com novas bases de dados, funcionalidades e a opção em inglês. Houve a apresentação do Macrozoneamento Ecológico Econômico elaborado para o Estado do Maranhão (MacroZEE-MA) e o lançamento das publicações “Geotecnologias e Geoinformação – 500 Perguntas, 500 Respostas” e “Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas – GeoAtlas”. Também no dia 6, foram disponibilizados na internet dois pôsteres sobre a produção agropecuária brasileira, inaugurando uma série produzida pela Unidade. Está prevista ainda a assinatura de convênios de cooperação com a Prefeitura de Campinas, voltados para as áreas de monitoramento por satélite e para a distribuição do GeoAtlas na rede municipal de ensino para ser utilizado como material paradidático.

O monitoramento por satélite é fundamental para conhecer o País e sua agricultura, explica o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite Mateus Batistella. As geotecnologias permitem mapear a agricultura de pequena até larga escala e identificar as áreas agrícolas e recursos naturais de maneira efetiva, rápida e precisa. “Pesquisas e inovações com a finalidade de produzir informação e conhecimento geoespacial aumentam a eficiência no campo e a Embrapa Monitoramento por Satélite tem um papel central nesse contexto”, afirma.

Desde 1989, o centro de pesquisa e tecnologia localizado em Campinas (SP) produz zoneamentos, mapeamentos e monitoramentos, além de indicadores geoespaciais de sustentabilidade e competitividade, apoiando processos de tomada de decisão e a elaboração de políticas públicas para o setor, com aplicações em agricultura, pecuária e florestas.

SomaBrasil

A Embrapa Monitoramento por Satélite lança no dia 6 uma nova versão do Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SomaBrasil). Disponível na internet, o sistema reúne num único ambiente bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de diferentes fontes, contribuindo com informações importantes para a elaboração e o direcionamento de políticas públicas, linhas de crédito e tomadas de decisão para o setor. Além de oferecer mais rapidez de acesso e processamento, a nova versão possibilita realizar diferentes formas de consulta, cruzamentos e relatórios.

Entre as novas bases de dados disponíveis, destacam-se a espacialização do zoneamento agrícola de risco climático, com informações sobre áreas aptas para o plantio de 20 culturas diferentes, informações atualizadas sobre o desmatamento nos diferentes biomas e índices de vegetação para todo o Brasil, do período de 2012 a 2014. Outra novidade é a opção de acesso em inglês, facilitando o intercâmbio de conhecimento e fortalecendo sua visibilidade no cenário internacional, onde o sistema já é utilizado em mais de 20 países. O SomaBrasil pode ser acessado no endereço: www.cnpm.embrapa.br/projetos/somabrasil.

MacroZEE-MA

O Macrozoneamento Ecológico Econômico elaborado pela Embrapa Monitoramento por Satélite para o Estado do Maranhão (MacroZEE-MA) será apresentado durante a solenidade em comemoração ao 25º aniversário da Unidade. Um contrato de prestação de serviços de pesquisa, firmado em 2013 com a Secretaria de Planejamento e Orçamento do Maranhão, permitiu a elaboração do macrozoneamento, que contou com o apoio da Embrapa Cocais e de outros órgãos do Estado. O MacroZEE-MA será entregue oficialmente para o Governo do Estado ainda neste mês.

O Estado do Maranhão integra a região conhecida como Matopiba, junto com Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a nova fronteira agrícola do país, com forte expansão da área plantada e crescimento da produção, especialmente de grãos. O MacroZEE-MA vai apoiar as decisões quanto ao planejamento do desenvolvimento e do uso da terra com sustentabilidade. Centenas de planos de informação foram organizados em bases geoespaciais e serviram de apoio para a construção do macrozoneamento de acordo com as diretrizes legais estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente, mapeando vulnerabilidades e potencialidades do Estado. Mais informações e bases de dados estão disponíveis em: www.cnpm.embrapa.br/projetos/macrozee.

GeoAtlas

O Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas – GeoAtlas é resultado de projeto de Transferência de Tecnologia desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, elaborado de forma participativa com a atuação de 30 professores da rede municipal de ensino. A publicação reúne dados da Região Metropolitana de Campinas (RMC), organizados por temas a serem utilizados como apoio nas aulas de Ciências, História, Geografia e Matemática das 6ª a 9ª séries do ensino fundamental. A publicação será distribuída gratuitamente nas unidades escolares do Município, por meio de convênio com a Prefeitura de Campinas.

O primeiro volume traz uma diversidade de dados, mapas, gráficos e textos com informações sobre temas ambientais, socioeconômicos e tecnologias que servem como material de consulta para diferentes disciplinas. O atlas apresenta cada município que compõe a RMC, abordando aspectos históricos e informações sobre as principais atividades econômicas, com ênfase na agropecuária regional. Os assuntos são abordados de forma dinâmica e permitem que professores e alunos realizem análises comparativas. O conteúdo estará disponível em: www.cnpm.embrapa.br/projetos/geoatlas.

Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas

Motivada pelo avanço das geotecnologias e sua popularização, a Embrapa Monitoramento por Satélite lança em seu aniversário o livro “Geotecnologias e Geoinformação – 500 Perguntas, 500 Respostas”, editada em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica. A obra destaca a relevância do tema e contribui para ampliar e disseminar o conhecimento para a sociedade, em especial entre estudantes e agentes ligados ao setor agropecuário. O livro já encontra-se à venda na Livraria da Embrapa.

O leitor tem acesso ao histórico e panorama atual das geotecnologias, tendências de uso, conceitos básicos de imagens digitais, geoprocessamento, sensoriamento remoto e os principais temas que permeiam o dia-a-dia da geoinformação no meio rural. De maneira didática, apresenta informações relacionadas à agricultura, pecuária, silvicultura, agrometeorologia, adequação ambiental rural, mudanças climáticas, zoneamentos, educação e a transferência de geotecnologias.

Série de pôsteres

A Embrapa Monitoramento por Satélite disponibiliza na internet, a partir do dia 6, dois pôsteres de uma série especial sobre a agropecuária brasileira, elaborada pela Unidade. Um dos materiais apresenta o Brasil a partir do mosaico de imagens do sensor MODIS e ainda dados sobre os principais produtos agropecuários e os maiores estados produtores. As informações sobre culturas temporárias, permanentes e rebanhos são baseadas em dados do IBGE, da Produção Agrícola Municipal de 2011 e do Censo Agropecuário de 2006. São produtos como algodão, arroz, cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho, soja, trigo, banana, café, laranja, silvicultura, aves, bovinos, suínos e pastagens plantadas. Outro pôster da série traz a imagem da Terra e a localização das 47 unidades da Embrapa no Brasil, dos laboratórios virtuais e dos projetos da Empresa no exterior. Os pôsteres estarão disponíveis a partir do dia 6 em: www.cnpm.embrapa.br.

Fonte: Embrapa Monitoramento Por Satélite