Por Eduardo Freitas

A Educação a Distância cresceu praticamente quatro vezes mais que a presencial entre 2011 e 2012

Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2012, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), em um ano o aumento foi de 12,2% nas matrículas em cursos a distância, enquanto nos treinamentos presenciais houve acréscimo de 3,1%. Por outro lado, o ensino a distância ainda representa apenas 15,8% das matrículas, o que indica grande potencial de crescimento.

Em relação a outros países, o índice do ensino a distância no Brasil é baixo e há muito espaço para crescimento. Para isso, é preciso garantir a qualidade do ensino e romper as barreiras que ainda existem quanto aos cursos online.

O MEC certifica apenas as instituições que oferecem cursos de nível fundamental, médio, técnico ou superior. Cursos online de atualização ou qualificação profissional não necessitam de portaria de regularização, são válidos em todo o território nacional e os certificados emitidos têm a mesma validade dos obtidos em cursos presenciais.

GEOeduc

A MundoGEO – empresa brasileira líder na América Latina em soluções integradas de mídia, comunicação e capacitação para o setor geoespacial e de localização – anunciou no dia 30 de abril a criação de um Instituto especificamente voltado à Educação, que oferece cursos online, presenciais e In Company, além de pesquisas de mercado.

O Instituto GEOeduc – Qualificação sem Fronteiras (www.geoeduc.com) nasce com forte vinculação à MundoGEO, uma marca reconhecida pela sua qualidade nos eventos, cursos e pesquisas que realiza. Com mais de 15 anos de experiência em eventos de atualização profissional, em 2013 a empresa formalizou a criação de um setor especificamente voltado à Educação, com o lançamento de cursos online, presenciais e In Company, com mais de 200 alunos que já participaram nos treinamentos.

Com um site e uma marca totalmente novos e em sintonia com as expectativas dos usuários e profissionais da geoinformação, o novo Instituto GEOeduc tem como missão gerar valor para os profissionais, equipes de colaboradores, acionistas, instituições, empresas e a sociedade, atuando na qualificação e atualização dos profissionais e na sustentabilidade do setor de geomática e soluções geoespaciais. No site do Instituto é possível acessar facilmente todas as informações referentes aos Cursos Online, Presenciais e In Company, além de pesquisas sobre o mercado de geotecnologias.


GEOeduc passa a integrar a Associação Brasileira de EAD

O Instituto GEOeduc acaba de se tornar membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), uma sociedade científica sem fins lucrativos, criada em 21 de junho de 1995 por um grupo de educadores interessados em novas tecnologias de aprendizagem e em educação a distância. Como membro do quadro associativo da ABED, o GEOeduc faz parte de um seleto grupo de instituições que promovem a educação aberta, flexível e a distância.

Para saber mais sobre a Abed, acesse www.abed.org.br

 

MundoGEO#Connect

O estande do GEOeduc foi destaque durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais que aconteceu de 7 a 9 de maio em São Paulo (SP).

“O lançamento do Instituto GEOeduc durante a feira MundoGEO#Connect 2014 foi um sucesso. A comunidade de geotecnologias aprovou o Instituto e o objetivo foi alcançado”, comemora Ivan Leonardi, tutor dos cursos e treinamentos online GEOeduc. “Muitos participantes tiraram dúvidas quanto às modalidades – Online, Presenciais e In-Company – e aproveitaram a promoção de lançamento para adquirir diversos cursos”, completa.

Estande do GEOeduc no MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014