Maior evento de geotecnologias da América Latina aconteceu em São Paulo, entre os dias 7 e 9 de maio, e reuniu mais de 4.550 participantes presenciais e online. Feira com mais de 70 marcas globais mostrou novidades em Drones, equipamentos para topografia, laser scanners, softwares GIS, etc.. Mais de 90% do público aprovou e diz que voltará em 2015

Entre os dias 7 e 9 de maio de 2014, participantes de várias partes do mundo conferiram de perto a quarta edição do maior evento de geotecnologias da América Latina. O MundoGEO#Connect 2014, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu na cidade de São Paulo (SP), no Centro de Convenções Frei Caneca, e reuniu mais de 4.550 participantes, de forma presencial e online, de mais de 30 países. Ao todo foram 185 palestrantes, nas quase 30 atividades do evento, e 57 empresas expositoras. Com uma programação renovada e alinhada com discussões e demandas atuais, a conferência contou com seminários, cursos, eventos especiais, workshops, fóruns e encontros paralelos, oferecendo diversas opções de atualização e capacitação em tecnologias e informações geoespaciais.

“O MundoGEO#Connect este ano atingiu seus objetivos plenamente, pois mesmo com a proximidade da Copa do Mundo e da instabilidade econômica – aliada ao ano eleitoral -, atraiu uma grande quantidade de profissionais das mais variadas formações e necessidades”, afirma Emerson Granemann, diretor da MundoGEO. “Além disso, tivemos uma expressiva ampliação do público acadêmico, fato que foi apoiado pela maioria dos patrocinadores, que acreditam que a presença deste público vai garantir um melhor preparo dos profissionais que estarão no mercado nos próximos anos”, completa.

Para Eduardo Freitas, coordenador da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica, o evento deste ano foi desafiador sob vários aspectos, tanto pela quantidade de atividades simultâneas e de palestrantes envolvidos quanto pelos eventos que foram realizados pela primeira vez, como o Geo Hackathon e o Geo Academia. “Os números mostram a aprovação da grade e do formato das atividades, mas ainda temos alguns ajustes a fazer para que a conferência de 2015 seja ainda melhor”, finaliza.

“Na feira de 2014, um dos principais destaques ficou novamente por conta dos VANTs, além dos equipamentos de escaneamento terrestre e as inúmeras soluções inovadoras associadas a informações geoespaciais”, comenta Emerson. Veja nas próximas páginas quais foram os principais destaques e novidades da conferência e da feira do MundoGEO#Connect, que em 2014 reuniu pesquisadores, usuários e empresários do setor geoespacial.

GESTÃO DA GEOINFORMAÇÃO
EM DESTAQUE

Com muitos palestrantes internacionais, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 contou com vários eventos que tiveram como foco principal o Gerenciamento da informações geoespaciais. Durante os seminários, palestrantes e participantes debateram sobre banco de dados espacias, mapeamentos colaborativos, interoperabilidade das informações, Cidades Inteligentes (Smart Cities), Infraestrutura de Dados Espaciais (IDEs), compartilhamento de dados geoespaciais, entre outros assuntos.

Um dos principais destaques da Conferência, o Seminário Gestores Públicos de Geoinformação, era muito aguardado por fornecedores, gestores e usuários de informação geoespacial. Realizado no dia 7, logo após a abertura oficial do evento, o evento contou com palestras ministradas por especialistas do Brasil, Alemanha, Suécia, Canadá, México, Estados Unidos, Uruguai, Espanha, Colômbia, Peru, El Salvador e Venezuela. Com tradução simultânea em inglês, português e espanhol, o seminário foi transmitido pela internet em tempo real. Um dos painéis apresentou e debateu sobre o GeoSUR, a Rede Geoespacial da América Latina e Caribe, com a presença de Santiago Borrero, Ex-Secretário Geral do IPGH e Assessor do GeoSUR; Eric van Praag, Coordenador do Programa GeoSUR; Rigoberto Ovidio Magaña Chavarria, Presidente do IPGH e Diretor do IGCN; Alejandro Coca, CIAT, apresentando sobre a iniciativa Terra-i (Projeto Ganhador do Prêmio GeoSUR 2013); e Alexander Montero Pérez, responsável pelo Portal de Serviços do Geoservidor Minam.

O gerenciamento e a organização dos dados geoespaciais também foi discutido nos cursos Infraestrutura de Dados Espaciais; Bancos de Dados Geográficos; Geoinformação para Municípios; e Estatística Espacial e Negócios.

Eric Van Praag e Santiago Borrero no Painel GeoSUR

Lotando uma das salas do Centro de Convenções, o Treinamento Padrões OGC de Dados Geoespaciais – ofertado pelo Diretor de Certificação de Interoperabilidade do OGC, Luis Bermudez – abordou os conceitos básicos dos padrões de dados e serviços do Consórcio Geoespacial Aberto. Através de uma parceria inédita firmada entre o OGC e o evento MundoGEO#Connect, empresas e instituições brasileiras puderam se associar sem custos ao Consórcio. Saiba mais sobre esta parceria na p. 70.

Luiz Bermudez, Diretor de Interoperabilidade do OGC

ALTA TECNOLOGIA PARA COLETA DE DADOS

Luiz Munaretto foi o instrutor do curso Vants & Drones

Para apresentar sobre as novidades e o estado-da-arte das principais tecnologias utilizadas atualmente na coleta de dados geoespaciais, a conferência ofereceu um curso e um seminário sobre VANTs & Drones; um curso sobre Laser Scanner Terrestre; o seminário Automação Topográfica e o seminário Imagens de Satélites e Aéreas.

“O Curso de Laser Scanner Terrestre se deu na mais perfeita ordem. Tínhamos sempre em sala mais de 40 alunos do início até o final, e contamos com três equipamentos de Laser Scanner terrestre em exposição: um Faro Focus 3D, um Leica C10 e um ZEB1, disponibilizados respectivamente pelas empresas Faro, Hexagon e CPE Tecnologia”, afirma Rovane Marcos de França, instrutor do curso.

O Seminário VANTs e Drones, realizado no dia 8 de maio de 2014, teve como foco mostrar os avanços desta nova tecnologia. Lotando um dos maiores auditórios do evento, este seminário apresentou as principais características dos Drones, de acordo com o peso, altura de voo, sensor e solução de pilotagem, e mostrou resultados concretos das diversas aplicações dos VANTs para mapeamento e monitoramento, além de um panorama do estágio atual da legislação de homologação desses equipamentos no Brasil e no mundo. Luiz Munaretto, da DCA-BR, foi o mediador, e iniciou apresentando os aspectos comerciais e legais da operação de VANTs com ênfase na legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Anatel e do Ministério da Defesa.

Durante o Seminário Imagens de Satélites e Aéreas, mediado pelo engenheiro Wilson Holler, da Embrapa Gestão Territorial, um dos destaques ficou por conta da apresentação do General Orlando, que manifestou preocupação em relação à interoperabilidade em operações militares e com o cuidado em defender infraestruturas estratégicas do território nacional. No painel sobre o estado-da-arte em observação da Terra, o destaque foi a apresentação de uma nova constelação que será lançada em 2014, formada pelos satélites Deimos-2 e DubaiSAT-2.

GESTÃO TERRITORIAL EFICIENTE E COM INTELIGÊNCIA

Ao longo dos três dias do MundoGEO#Connect 2014, vários cursos e seminários focaram nos desafios, tecnologias e métodos adotados para a melhor utilização dos dados geoespaciais, de forma a conhecer, utilizar e gerenciar o território rural ou urbano.

De acordo com Flávio Yuaça, Diretor de Informações Urbanas e Geoprocessamento da Prefeitura de Goiânia, durante o Seminário Geinformação para Municípios foi debatido o conceito de Cidade Inteligente (ou Smart Cities) e os desafios que as administrações enfrentam no Brasil. “Os desafios enfrentados pelas administrações municipais têm mostrado que as ferramentas atuais – GIS, cadastros, ortofotos, sistemas de arrecadação, de controle escolar, de saúde – não são suficientes para lidar com a complexidade da operação de uma cidade. A mobilidade urbana, por exemplo, é um item preocupante na maioria dos grandes centros urbanos brasileiros”, afirma Flávio.

“Em uma Smart City, novas tecnologias são utilizadas para melhor utilizar a infraestrutura urbana. No caso da mobilidade, por exemplo, os semáforos podem ser conectados a um Centro Integrado de Operações e Controle, que recebe dados de sensores instalados nos logradouros e que informam a situação do trânsito – quantidade e tipo de veículos, velocidade, acidentes, pontos de congestionamento, etc., completa Flávio Yuaça.

Além disso, cinco cursos tiveram ampla participação do público, e instruram sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM); Georreferenciamento de Imóveis Rurais; Geo na Gestão Ambiental e Geo na Gestão Municipal.

PROCESSAMENTO DE DADOS GEOESPACIAIS

Em 2014, a conferência disponibilizou várias opções de atividades para debater sobre diferentes soluções e ferramentas relacionadas processamento dos dados geoespaciais, atendendo as demandas de usuários e desenvolvedores.

Com mediação de José Augusto Sapienza Ramos, Pesquisador e coordenador-técnico no Laboratório de Geotecnologias da UERJ (Labgis), o Seminário Sistemas de Informação Geográfica reuniu vários especialistas para apresentar e debater as tendências do GIS, abordando os diversos aspectos da tecnologia e seus avanços na sociedade da informação. Representantes de empresas e instituições estiveram presentes para compartilhar experiências, projetos realizados, novas tecnologias e tendências.

Google Earth Pro, KML, construções 3D, mapas temáticos, perfis de elevação. No dia 9 de maio, um curso mostrou como explorar ao máximo as ferramentas, aplicações e formatos geoespaciais do Google. Com duração de 6 horas, o curso teve dois momentos. Durante a manhã, a instrutora Arlete Meneguette, Professora Adjunta na Unesp, demonstrou como baixar arquivos SHP e KMZ do site do IBGE, abrir e visualizar arquivos SHP, abrir e manusear arquivos como KML ou KMZ, obter coordenadas geográficas e coordenadas UTM, exibir e medir construções em 3D, etc.. No período da tarde Luis Costa, responsável por Projetos Especiais na Maplink, apresentou sobre Integração do Google Earth Pro com outros produtos Google Geo e sobre o Google Maps Engine Platform.

Mini- palestra ministrada no estande da Hexagon

A edição 2014 do Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança foi dividida em dois momentos. O primeiro discutiu algumas das principais experiências governamentais brasileiras, com palestras da Diretoria do Serviço Geográfico do Exército, da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Polícia Federal e Ministério da Defesa. O segundo momento concentrou discussões sobre tecnologia, soluções e ferramentas para a geointeligência, com apresentações sobre VANTs; Imagens de satélite e seu processamento, softwares e aplicativos. “Ao final do Fórum ficou claro que a geoinformação e as geotecnologias são essenciais para a defesa e segurança, tendo papel essencial em ações que vão do monitoramento de situações pontuais no espaço e no tempo, como a Copa do Mundo 2014, e os acontecimentos recentes na Crimeia, Ucrania, até a defesa das fronteiras do Brasil, tarefa contínua e que cobre uma grande extensão territorial”, explica Fávio Yuaça, mediador do Fórum.

Cursos sobre CAR e Georreferenciamento de Imóveis Rurais lotaram os auditórios do evento

Google Maps API, Maps Engine, Earth Enterprise, Maps Coordinate, Earth Pro. No Fórum Soluções Google Geo para Empresas, realizado no dia 8 em parceria com a Geoambiente, especialistas do Google e de empresas e instituições parceiras estavam presentes para demonstrar qual a melhor solução para diferentes segmentos e aplicações, e como as ferramentas geoespaciais do Google podem melhorar a eficácia e aprimorar resultados. “O sucesso do Fórum Google Geo se deu em função dos depoimentos dos usuários brasileiros da tecnologia Google Maps for Business. Tivemos a oportunidade de apresentar casos de sucesso inovadores para governos e grandes empresas, através das mais diversas ferramentas de publicação, colaboração e tomada de decisão, tais como sistemas de gestão de obras públicas, portais de cidadania, salas de cenários para análises ambientais, sistemas para Cadastro Ambiental Rural, ferramenta de análise de produtividade e imóveis rurais e até mesmo Indoor Maps! A nossa parceria com o MundoGEO é de extrema importância para fazer com que o mapa seja a principal ferramenta de trabalho das empresas e governos em nosso país”, explica Felipe Seabra, Gerente de Marketing da Geoambiente.

ATUALIZAÇÃO PARA TODOS!

Ao longo do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 vários eventos paralelos foram promovidos por empresas e instituições, para demonstrar as novidades e projetos em desenvolvimento no setor de geotecnologias. Estes eventos, gratuitos e abertos ao público, foram uma oportunidade para toda a comunidade conhecer o estado-da-arte de projetos e produtos do setor.

“Os diversos eventos paralelos foram destaque, pois ofereceram mais opções para o público, movimentando os três dias de evento. No total foram 1.300 participantes online e 3.240 visitantes únicos nos três dias, resultando em mais de 8.300 visitas no evento, fato que comprova que quase a maioria dos participantes ficou no evento todos os dias, mesclando atividades pagas e gratuitas com a visitação na feira”, informa Emerson Granemann, Diretor da MundoGEO.

No dia 8 de maio a Associação Profissional de Geó-
grafos no Estado de São Paulo (Aprogeo-SP) organizou o I Encontro Brasileiro de Geógrafos (EBG), com o tema “Formação, Atuação e Fiscalização”. Nesta primeira edição o encontro reuniu geógrafos e estudantes para discutir a necessidade de melhorias na formação acadêmica, as oportunidades no mercado de trabalho e a garantia legal do exercício profissional. A programação do I EBG contou com três mesas-redondas compostas por geógrafos que atuam em instituições de ensino e em empresas públicas e privadas, além de profissionais liberais, representantes de associações de geógrafos e conselheiros do sistema Confea/Creas.

Com participação intensa da comunidade de geotecnologia, o Workshop Embrapa Monitoramento por Satélite: Geointeligência em Agricultura e Meio Ambiente apresentou temas relacionados à geointeligência na agricultura e meio ambiente por pesquisadores e instituições parceiras da Embrapa. “Parabéns pelo MundoGEO#Connect 2014, os números são impressionantes. Também destaco, além da quantidade, a qualificação e a diversidade dos segmentos dos participantes que estiveram presentes no Workshop da Embrapa e visitando nosso estande”, comemora Édson Luis Bolfe, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite.

Outros eventos gratuitos foram realizados durante o MundoGEO#Connect 2014, como o Workshop Calibra, organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp); e workshops gratuitos pelas empresas Bentley, Sisgraph/Hexagon e Topocart/Vale, oferecendo oportunidades de atualização profissional e de conhecer novos produtos e serviços de geotecnologias.

Aguarde o MundoGEO#Connect 2015!

Fotografias: Daniel Franco