O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) acaba de disponibilizar 25 novos mapas geológicos na escala de 1:100.000. As folhas mapeadas fazem parte dos projetos de cartografia geológica executados pela empresa nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Bahia, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Os dados estão disponíveis para consulta no Geobank – banco de dados corporativo que reúne informações sobre geologia e recursos minerais – na página da instituição na Internet.

As folhas Serra da Providência (RO), Rio das Contas, Brumado, Santa Maria da Vitória, Condeúba e Tanhaçu (BA), São José do Mipibu (RN), Buíque (PE) e Itapiúna (CE) foram estudadas pelo método tradicional, com os mapas geológicos concluídos em dois anos. Já as folhas Pinhões, Uauá, Monte Santo e Andorinhas (BA), componentes do Projeto Uauá-Monte Santo, estão sendo executadas utilizando a nova metodologia de trabalho da CPRM:  geração de um mapa preliminar ao final de 1 ano, em formato pdf (como os agora disponibilizados), de conteúdo factual e descritivo, e com enfoque litoestratigráfico, contendo todos os dados de campo acrescidos de análises petrográficas. Após o segundo ano de execução será concluído os produtos finais.

Doze folhas formam executadas em parceria com as universidades: Guanambi e Espinosa (UFBA), Betânia, Rio Pindaiatuba, Santa Bárbara, Santa Rita e Barão de Melgaço (UFMT); Aracruz, Vitória, Guarapari e Regência (UFES); e Serra Talhada (UFPE).

Os trabalhos de mapeamento geológico são desenvolvidos pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), com a coordenação do Departamento de Geologia (DEGEO) e supervisionados pelas unidades regionais da instituição. Todos os mapas estão disponíveis no site http://geobank.sa.cprm.gov.br/.

Fonte: CPRM


MundoGEO no Mundial! Aproveite a promoção da Copa 2014 e assine a Revista MundoGEO. Assinando agora você ganha 50% de desconto, um Anuário de Empresas 2014 com pesquisas exclusivas e 6 meses grátis de assinatura se o Brasil for Hexa!