Dados serão disponibilizados para atender de forma mais eficiente o setor agropecuário

II Jornadas INDE AcademiaExistem diversas variações da atividade agropecuária no território brasileiro. De uma região para outra, são visíveis as mudanças de clima, de produtos, de infraestrutura logística, de tecnologia, entre outros fatores. Por isso, para atender de forma eficiente o setor, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou que está investindo em territorialização de políticas e iniciativas. Nesse sentido, entre as principais iniciativas destaca-se a adesão à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde).

O objetivo da Inde é integrar os dados espaciais do governo federal, harmonizando-os e proporcionando a disseminação e o uso efetivo, contando com uma estrutura em rede que inclui órgãos federais, estaduais, municipais, universidades e outros atores. A partir da adesão, o Ministério da Agricultura poderá disponibilizar os dados no site da Inde (www.inde.gov.br) e utilizar as ferramentas disponíveis, como um visualizador que permite trabalhar com várias camadas de dados – tanto do Mapa quanto de outros órgãos – em um mesmo mapa.

Segundo o fiscal Federal Agropecuário do Núcleo de Inteligência Territorial da Assessoria de Gestão Estratégica (NIT/AGE) e representante do Mapa na Inde, Vinícius de Sá, os primeiros dados que serão disponibilizados pelo Ministério da Agricultura serão referentes à execução das metas e iniciativas do Plano Plurianual (PPA).  “Esse trabalho poderá ser feito pelas áreas com o apoio do NIT, coordenado pela Assessoria de Gestão Estratégica”, disse. A adesão à Inde também faz parte das iniciativas para abertura de dados do Mapa.

Outras informações podem ser obtidas por meio do site www.inde.gov.br.


MundoGEO no Mundial! Aproveite a promoção da Copa 2014 e assine a Revista MundoGEO. Assinando agora você ganha 50% de desconto, um Anuário de Empresas 2014 com pesquisas exclusivas e 6 meses grátis de assinatura se o Brasil for Hexa!