O encontro reuniu em Bruxelas, na Bélgica, entre os dias 12 e 13 de junho, representantes de instituições, entidades e empresas do setor mineral de diversos países. O evento teve como objetivo a troca de experiências nas áreas de política mineral, tecnologia e processamento avançado, meio ambiente, segurança e saúde, aquisição de dados, conhecimento básico, ordenamento territorial, mineração em ambientes extremos, além de buscar temas de interesse comum entre os participantes para futuras cooperações.

A delegação brasileira foi composta pelo diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto; Carlos Nogueira, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia; Frederico Bedran, chefe de gabinete da SGM/MME; e Fernando Lins, diretor do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), representaram o Brasil no workshop.

Durante workshop Manoel Barretto apresentou aos europeus, os principais projetos de pesquisa desenvolvidos pela CPRM, nas áreas de mapeamento geológico, aerolevantamento, recursos minerais e geologia marinha.  Barretto destacou a evolução do potencial mineral do país, citando estudos metalogeneticos realizados pela CPRM. Segundo ele, o evento é uma oportunidade para a empresa promover o intercâmbio de informações e de políticas relativas ao setor mineral brasileiro, “e identificar temas para cooperação que envolva inovação, transferência de conhecimento e gestão ambiental”, destacou o diretor-presidente.

O secretário Carlos Nogueira apresentou palestra sobre a politica mineral no Brasil; Frederico Bedran falou a respeito da legislação mineral no país; e Fernando Lins mostrou ações do Cetem na área de tecnologia mineral.


MundoGEO no Mundial! Aproveite a promoção da Copa 2014 e assine a Revista MundoGEO. Assinando agora você ganha 50% de desconto, um Anuário de Empresas 2014 com pesquisas exclusivas e 6 meses grátis de assinatura se o Brasil for Hexa!