Aulas são compostas por material teórico e vídeos explicativos. O próprio aluno faz a sua agenda

O GEOeduc, instituto com forte vinculação à MundoGEO, uma marca líder no setor de geotecnologia, tem o prazer de anunciar o lançamento do Curso Online Cadastro Ambiental Rural – Prática com Quantum GIS.

Aulas são compostas por material teórico e vídeos explicativos

Instituído pela Lei nº 12.651/2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

De acordo com o instituto, o curso aborda o novo Código Florestal e os conceitos que envolvem o CAR, planos de regularização ambiental, compensação de área degradada, recomposição florestal, regularização de reserva legal, além da identificação de áreas de topo de morro e demais áreas de proteção ambiental, com a parte prática no software QGIS.

No treinamento, totalmente online, são abordados os seguintes temas:

• Novo Código Florestal;
• O que é CAR, qual sua importância e benefícios de se cadastrar;
• Classificação dos imóveis rurais para fins de aplicação da Lei;
• Plano de Regularização Ambiental (PRA): o que é e quando aderir a ele;
• Conceitos sobre Passivo Ambiental, Compensação de Área Degradada, Recomposição Florestal, Área Consolidada, Área de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL), entre outros;
• Estudo das informações que serão pedidas pelo CAR;
• Identificação de áreas de topo de morro e demais áreas de proteção ambiental;
• Como regularizar a Reserva Legal;
• Servidão Ambiental;
• Apresentação do CAR/SICAR;
• Biomas;
• Utilização do QGIS: apresentação do software, configurações necessárias para uso no CAR, propriedades do projeto, importação de dados vetoriais e raster, camadas, como criar shapefiles, etc.

A instrutora do Curso  é a Margarete Maria, sócia-fundadora da empresa TGR Treinamentos, onde atua como instrutora de cursos teóricos e práticos na área de montagem de processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, CAR, entre outros.

Para mais informações e inscrições acesse o site do Curso Online Cadastro Ambiental Rural – Prática com Quantum GIS ou  entre em contato pelos telefones (41) 3338 7789 / (11) 4063 8848.

Sobre o Instituto GEOeduc

O Instituto GEOeduc – Qualificação sem Fronteiras nasce com forte vinculação à MundoGEO, uma marca líder no setor de geotecnologia e reconhecida pela sua qualidade nos eventos, cursos e pesquisas que realiza. Com mais de 15 anos de de experiência em eventos de atualização profissional, em 2013 a empresa formalizou a criação de um setor especificamente voltado à Educação, com o lançamento de cursos online, presenciais e In Company, com mais de 500 alunos que já participaram nos treinamentos. O novo Instituto GEOeduc tem como missão gerar valor para os profissionais, equipes de colaboradores, acionistas, instituições, empresas e a sociedade, atuando na qualificação e atualização dos profissionais e na sustentabilidade do setor de geomática e soluções geoespaciais. Saiba mais em www.geoeduc.com.