Brasil avança na utilização de dronesO mercado de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones) vem se fortalecendo no Brasil, principalmente em São Paulo. Várias empresas agora oferecem serviços com drones para clientes dos mais diversos tipos.

Entre eles, estão agências de publicidade, seguradoras, empresas de construção civil e pessoas físicas que querem imagens aéreas de eventos como aniversários e casamentos. No interior, é forte ainda o uso por agricultores que querem monitorar grandes áreas de plantação.

Um exemplo: a empresa DroneSP fez, para uma seguradora, uma vistoria na cobertura do estádio do Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo, antes da abertura da Copa. O serviço anteriormente exigiria o deslocamento físico de uma equipe até o local, com todas as preocupações de segurança e limitações de acesso.

No mercado imobiliário, eles servem para avaliar terrenos, para acompanhar as obras e para mostrar ao comprador, antes da construção do prédio, como será a vista de determinado andar.

“Em casamentos, é possível fazer uma panorâmica da região, com a imagem se aproximando do local do evento”, diz Paulo Lopes, dono da DroneSP, criada no fim de 2013.

A diária de um drone pode custar de R$ 1.500, com equipamentos mais simples e em empresas mais baratas, a cerca de R$ 6.000. Há equipamentos, hoje, que pesam menos de 2 kg. Eles vão a até cerca de 150 metros de altura.

“O drone fica entre o helicóptero e a grua”, diz Regis Mendonça, sócio da empresa idrone.tv, uma das mais antigas do mercado (atua desde 2010) e que trabalha principalmente com publicidade.

“Geralmente somos contratados por produtoras. De um ano e meio para cá houve um boom, parece que todos querem trabalhar com isso. E cresceu bastante também o número de empresas no setor.”

O recurso também tem sido utilizado no jornalismo. No ano passado, a Folha usou um drone para filmar protestos.

Limitações

Entre as limitações, está a baixa autonomia de voo. Um drone consegue voar entre 5 e 15 minutos, dependendo do seu tamanho e do tipo de equipamento de filmagem acoplado a ele.

Além disso, não há regulamentação sobre o uso dos drones no país. A Anac (agência reguladora do setor) promete editar regras até o fim do ano, limitando o voo sobre pessoas -para evitar acidentes- e o voo não autorizado sobre bens de terceiros.

Na semana passada, por exemplo, um drone desconhecido sobrevoou um treino fechado da seleção da França em Ribeirão Preto, fazendo o treinador do país reclamar de espionagem.

“Ainda há muito a evoluir. A gente ouve falar em drones entregando pizza. Isso é muito distante… Talvez em dez anos. Hoje, não passa de publicidade”, diz Mendonça.

Fonte: Folhapress

Seminário a distância debate aplicações e legislação de Drones

A 1ª Semana de Seminários Online MundoGEO, de 22 a 26 de Setembro, terá como um dos temas abordados a utilização de Drones e Vants no Brasil. No dia 22 de Setembro, toda a programação estará voltada às informações de tipos, componentes, processos, legislação e utilizações dessa tecnologia.

Para maiores informações e inscrições, acesse a página do evento!