Artigo exclusivo auxilia os usuários na utilização dos produtos Google GeoPor Arlete Meneguette

Integração entre o Google Maps Engine Lite e o Novo Google Maps

A Revista MundoGEO traz uma série de tutoriais, chamada “Por dentro do Google Earth”. Neste artigo demonstramos a integração entre o Google Maps Engine Lite e o novo Google Maps, tomando como área de estudo a Unesp – Câmpus de Presidente Prudente (SP). Os produtos Google Geo disponibilizam gratuitamente tanto mapas de ruas, quanto mapas do terreno, assim como imagens de satélite e panoramas imersivos 360° ao nível da rua. Para fazermos uso do Google Maps Engine Lite, basta entrar e fazer login com sua conta do Gmail.

Ao clicar em “Criar um Novo Mapa” são mostrados alguns dos recursos, um dos quais permite fazer uma pesquisa pelo nome de um lugar. Para exemplificar os procedimentos, digite o nome da Unidade Universitária “Unesp – Câmpus de Presidente Prudente” e pressione Enter no teclado. Sendo assim, pode-se visualizar a área urbana na vista de mapa, na qual aparece um marcador verde indicando o Câmpus. Para alterar para a vista de imagem de satélite, basta clicar em “Mapa Básico” no painel à esquerda. Um mosaico contendo várias opções é mostrado e pode-se escolher a opção correspondente à imagem de satélite.

Depois de ter escolhido a opção desejada basta clicar em X no canto superior direito do mosaico de opções. A imagem de satélite é exibida na tela e no canto superior esquerdo é possível clicar em “Mapa sem Título”, para então digitar o nome e uma breve descrição do mapa. Neste caso, digite o título “Localização da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente” e a descrição “Este mapa mostra a localização da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Foi elaborado por (seu nome), em (data atual)”. Em seguida, clique em “Salvar”.

Este artigo é parte da MundoGEO 76, edição da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e veja o artigo “Por dentro dos Produtos Google Geo” na íntegra. Para ver a primeira parte deste Passo a Passo, acesse a revista MundoGEO 76 no Portal MundoGEO.