Por meio de acordo assinado entre Brasil e Índia, no dia 16 de Julho, os dois países desenvolverão projetos ambientais conjuntos e elevarão a troca de imagens de seus satélites de monitoramento terrestre.

Brasil e Índia ampliam cooperação ambiental e espacial
Fonte: AEB

O primeiro dos pactos visa ao estabelecimento de uma associação em diversas áreas ambientais, como as mudanças climáticas, a diversidade biológica, o reflorestamento, a conservação de recursos hídricos e o desenvolvimento de medicamentos a partir de plantas medicinais.

O segundo documento, um acréscimo ao acordo de cooperação no uso pacífico do espaço exterior assinado por ambos os países há dez anos, prevê a ampliação da base de recepção de imagens de satélite que o Brasil tem na cidade de Cuiabá (MT) para poder processar as imagens enviadas pelos satélites de vigilância terrestre da Índia.

Com estas imagens, o Brasil pretende aperfeiçoar o programa de combate ao desmatamento da Amazônia que executa a partir de imagens dos satélites de vigilância terrestre que opera em associação com a China.

Fonte: Portal da FAB