Instituto GEOeduc promove treinamento presencial sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), em São Paulo (SP). Inscrições já estão abertas

O GEOeduc – Qualificação sem fronteiras, instituto com forte vinculação à MundoGEO, uma marca líder no setor de geotecnologia, convida toda a comunidade de geotecnologia e de geomensores a participar do treinamento sobre Cadastro Ambiental Rural: Legislação e Capacitação, nos dias 12 e 13 de agosto de 2014 em São Paulo.

Instituído pela Lei nº 12.651/2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

De acordo com o Instituto, o treinamento vai abordar o novo Código Florestal e os conceitos que envolvem o CAR, planos de regularização ambiental, compensação de área degradada, recomposição florestal, regularização de reserva legal, além da identificação de áreas de topo de morro e demais áreas de proteção ambiental, com a parte prática no software livre Quantum GIS.

Com duração de dois dias (16 horas), neste treinamento serão abordados os seguintes temas:

• Comentário sobre o Novo Código Florestal;
• O que é CAR, qual sua importância e benefícios de se cadastrar;
• Classificação dos imóveis rurais para fins de aplicação da Lei;
• Plano de Regularização Ambiental (PRA): o que é e quando aderir a ele;
• Conceitos sobre Passivo Ambiental, Compensação de Área Degradada, Recomposição Florestal, Área Consolidada, Área de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL), entre outros;
• Estudo das informações que serão pedidas pelo CAR;
• Identificação de áreas de topo de morro e demais áreas de proteção ambiental;
• Como regularizar a Reserva Legal;
• Servidão Ambiental;
• Apresentação do CAR/SICAR;
• Biomas;
• Utilização do QGIS: apresentação do software, configurações necessárias para uso no CAR, propriedades do projeto, importação de dados vetoriais e raster, camadas, como criar shapefiles, etc.

A instrutora dos treinamentos será Margarete Maria José Oliveira, tecnóloga em geoprocessamento pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), instrutora de treinamentos teóricos e práticos nas áreas de montagem de processos, levantamento em campo utilizando GPS e RTK, CAR, etc., e atuante há mais de seis anos em montagem de processos de Georreferenciamento e Reserva Legal, atendendo pessoas físicas e jurídicas de diversos estados do Brasil.

Curso CAR2 Capacitação em Cadastro Ambiental Rural acontece em São Paulo. Participe!

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no site http://www.geoeduc.com/produtos/curso-car-legislacao-e-capacitacao-12-e-13-de-agosto-em-sao-paulo/. Para mais informações sobre assuntos, inscrições, horários, certificados, hospedagem, etc., acesse www.geoeduc.com ou entre em contato com o Instituto GEOeduc pelo email cursos@geoeduc.com, skype cursos.geoeduc ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.