2014 tem sido de grandes desafios. Em um momento de grande turbulência na economia e na política, temos que nos reinventar para buscar novos estímulos, que nos tornem melhores a cada fase. Foi pensando assim que decidimos fundar um instituto de qualificação profissional para o setor geoespacial que fosse totalmente diferente de tudo o que existia no mercado.

Já há algum tempo a MundoGEO estava investindo em cursos presenciais e online, capacitando sua equipe e estudando o mercado, porém visualizamos que isto não era o bastante e que a comunidade de geo merecia atenção mais direcionada quando se fala em qualificação profissional. Assim, deixamos para trás algumas amarras, buscamos um novo escritório, uma marca moderna e uma equipe focada nesse desafio e nos sentimos confiantes para trilhar este caminho.

As mudanças foram nítidas desde o princípio, pois o novo Instituto já nasceu forte, com expressiva vinculação à MundoGEO, porém cheio de empolgação e inquietudes, pois vislumbramos um mar de possibilidades à nossa frente. Com isso em mente, formamos um time focado e comprometido com os objetivos do Instituto, contatamos os melhores fornecedores e buscamos em nossa rede de contatos os instrutores e parceiros estratégicos para levar adiante a empreitada. E já que isso não era suficiente, fizemos estudos sobre o mercado geoespacial e nos aconselhamos com os tomadores de decisão do setor, o que nos ajudou a definir o que teríamos que fazer para chegarmos aonde queríamos.

Quando o Instituto GEOeduc foi fundado, em abril deste ano, estávamos muito seguros do que estávamos criando, mas as opções eram tantas que nos levaram a focar no que seria nosso diferencial. Assim, lançamos cursos online em formato inédito, com liberdade de horários, material didático de qualidade, muitos exercícios e suporte aos alunos por email, skype, telefone e redes sociais. Além disso, passamos a realizar pesquisas de mercado sob demanda, algo nunca feito antes no setor geoespacial.

Mas somente oferecer cursos e pesquisas ainda não é o bastante, pois queremos ser referência em qualificação profissional para o setor geoespacial não apenas no Brasil, mas no mundo! Por isso, já criamos treinamentos em espanhol e agora estamos nos preparando para o lançamento de cursos em inglês.

Estes novos desafios nos levam a refletir sobre nossa origem, a MundoGEO, empresa fundada em 1998 que passou por um processo semelhante, de consolidação no Brasil, depois no restante da América Latina e por fim tornando-se um player global em mídia e comunicação para o setor geoespacial. O que estamos fazendo é “pisar um pouco mais fundo no acelerador”, já que vivemos em uma época de intensas mudanças e ferramentas ultra-rápidas para conexão com a comunidade.

Podemos afirmar que – apesar de todos os obstáculos que possam haver pelo caminho -, sim, estamos prontos para o desafio, pois já passamos pelo aprendizado necessário para ascendermos ao nível de excelência na área de qualificação profissional sem fronteiras. Vamos juntos escrever este novo capítulo da nossa história?

 Eduardo Freitas, engenheiro cartógrafo, técnico em edificações, coordenador de cursos e pesquisas do Instituto GEOeduc
eduardo@geoeduc.com @eduol