O Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) foi selecionado como um dos finalistas do 17° Prêmio do Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip). A premiação ocorre nesta quarta-feira (13), na sede da Fecomercio, em São Paulo (SP). Desenvolvido pelo programa Terra Legal do MDA, o Sigef é utilizado na gestão das terras federais na Amazônia Legal e pelo Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra) para a certificação das terras rurais do País.

A ferramenta entrou em funcionamento em 25 de novembro de 2013, com o objetivo de agilizar a certificação de terras, que é o documento que comprova a regularidade fundiária dos imóveis rurais. A partir desse sistema, a análise humana sobre os processos está eliminada. Com isso, desde que não haja sobreposição de áreas ou inconsistências, o documento é emitido automaticamente. Em oito meses de atividade, já foram certificadas 37,6 mil propriedades rurais, totalizando mais de 33,9 milhões de hectares.

A premiação

O Prêmio Conip, identifica, reconhece e divulga iniciativas de modernização da administração de todas as esferas governamentais. Esta é a segunda vez que o Sigef é incluído êm uma premiação desse gênero no Brasil. Em maio deste ano, o sistema recebeu o Prêmio e-Gov na categoria Administração.

Fonte: Incra
A MundoGEO realizará a 1° Semana de Seminários Online, de 22 a 26 de setembro, que contará com um seminário sobre Georreferenciamento de Imóveis Rurais, no qual o Sigef vai ser apresentado por um representante do Incra, Claudio Roberto Siqueira da Silva. Para mais informações e inscrições entre aqui.