Novo livro lançado pela Editora Oficina de Textos fala sobre a elaboração, análise e interpretação de mapas, gráficos e redes

Livro aborda os fundamentos de mapas, gráficos e redesA Oficina de Textos está lançando a obra “Mapas, gráficos e redes: elabore você mesmo“. Escrito por Marcello Martinelli, o livro apresenta ao leitor os principais fundamentos sobre a elaboração, análise e interpretação de mapas, gráficos e redes, desde os conceitos básicos de representação gráfica e sistemas de coordenadas até a estrutura metodológica das representações em mapas e a coleta, o processamento e a apresentação de dados. A seleção de escalas, legendas, texturas e outros recursos conduzirão o leitor pela arte da eficaz comunicação visual.

Presentes em estudos acadêmicos, material publicitário, análises econômicas ou estudos genealógicos, entre outras áreas, os mapas, os gráficos e as redes são, mais do que meras ilustrações, uma expressiva fonte de informações por meio de uma robusta comunicação visual.  Para alcançar este objetivo, precisam ser elaborados corretamente, representando as informações que os compõem e facilitando sua interpretação.

Repleto de exemplos didáticos e explicações passo a passo, Mapas, gráficos e redes destina-se a estudantes de graduação, pesquisadores e profissionais de Geografia e demais áreas que lidam com mapas, gráficos e redes no registro e comunicação de informações.

Marcello Martinelli é professor associado aposentado do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É mestre e doutor em Geografia Humana e Livre-docente em Cartografia Temática. Lecionou Cartografia Temática, além de outras disciplinas correlatas em graduação. Atualmente, junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia Humana, orienta pós-graduandos e ministra a disciplina Representações gráficas da geografia: teoria e prática. É também formado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e autor de atlas geográficos e livros sobre cartografia temática. Atualmente desenvolve pesquisas de cunho teórico e metodológico, com especial atenção à cartografia temática, escolar, ambiental, do turismo e para atlas geográficos escolares.

Para mais informações e para adquirir a obra, acesse a página da Editora Oficina de Textos.