Especialistas, usuários e fornecedores estarão reunidos em um evento integralmente online para debater possibilidades, características, aplicações e legislação das aeronaves não tripuladas

Semana de Seminários MundoGEO 2014Tecnologia que ganha cada vez mais importância no cenário global e nacional, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones) já são uma realidade no setor de mapeamento, monitoramento e avaliação. As possibilidades desta tecnologia são enormes, porém o uso civil ainda sofre com a falta de regulamentação do setor. Para oferecer um panorama atual e instruir sobre como obter os melhores resultados com a utilização de Drones em território nacional, a MundoGEO vai realizar, no dia 22 de setembro, o Seminário Online Drones & Vants, como parte da 1ª Semana de Seminários Online MundoGEO.

A 1ª Semana de Seminários Online será um evento inédito, realizado de forma totalmente online, entre os dias 22 a 26 de setembro de 2014, e vai focar no aumento da produtividade nos levantamentos de dados. Pela primeira vez no Brasil, um evento irá discutir de forma totalmente online os temas mais relevantes e que estão em alta no mercado de geomática. Serão realizados cinco seminários totalmente online, um a cada dia, que mostrarão como as geotecnologias podem melhorar a qualidade e reduzir custos nos levantamentos de campo, instruindo e sugerindo discussões sobre os temas: Drones & VANTs; Cadastro Ambiental Rural; Georreferenciamento de Imóveis Rurais; Laser Scanning 3D; e RTK.

Drones: Sistemas, Aplicações e Legislação

O Seminário VANTs & Drones vai apresentar a classificação dos Veículos Aéreos Não Tripulados por altura de voo e peso, novidades da legislação atual da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para uso comercial, importância dos componentes da aeronave, softwares para a navegação, sensores embarcados e perfil do piloto remoto. Além disso, especialistas apresentarão o potencial e resultados de aplicações desta tecnologia para usos civis.

Veja o programa completo:

14h às 16h: VANT: Sistemas, Aplicações e Legislação
• Luiz Alberto Cocentino Munaretto | DCA-BR
Esta palestra inicial irá instruir e mostrar conceitos gerais das operações com aeronaves não tripuladas, bem como aplicações operacionais de VANTs; principais sistemas e arquiteturas; sistemas de propulsão; tráfego aéreo; testes de VANTs; tegulamentação atual no Mundo e no Brasil; certificações e processos relacionados com os VANTs; acidentes com VANTs, entre outros.

16h às 16h30: Qualidade posicional de dados VANT: comparação com LIDAR e câmera de grande formato
• Alexandre Moreno Richwin Ferreira | UnB
Esta palestra irá mostrar os resultados de um estudo de avaliação da qualidade posicional planimétrica de ortomosaicos obtidos a partir de VANT, bem como a calibração de câmeras de pequeno formato. Além disso, será demonstrada uma comparação de nuvens de pontos obtidas a partir de VANT, LIDAR e câmera de grande formato (Ultracam X), bem como na precisão altimétrica de modelos digitais de elevação derivados a partir de nuvens de pontos.

16h30 às 17h: VANT de asa-fixa para mapeamento e processo de certificação de aeronave
• Giovani Amianti | XMobots
Nesta palestra, realizada pelo Diretor Presidente da XMobots Aeroespacial e Defesa, serão mostradas experiências em operações legais com VANTs, conquistadas através da utilização com tecnologia já aprovada pela Anac. Além disso, será dem0nstrado uso de aeronaves não tripulada de asa-fixa para o setor de mapeamento e topografia de alta precisão.

17hàs 17h30: VANTs de asa fixa e rotativa: novidades tecnológicas, seus benefícios e principais aplicações
• Luiz Dalbelo | Santiago & Cintra Geo-Tecnologias
Nesta palestra serão apresentadas as características de VANTs de asa fixa e de asa rotativa, mostrando quais os benefícios e qual o mais indicado para as diferentes aplicações. Serão discutidas as tecnologias inovadoras embarcadas em diferentes aeronaves, que permitem auto grau de automação e eficiência na decolagem, no voo e durante o pouso.


Participe!

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em cada seminário ou em todos. Faça já sua inscrição no Seminário VANTs & Drones por apenas R$ 149,00 (cento e quarenta e nove reais). Os participantes terão acesso à todos os materiais (arquivos pdf, vídeos e gravações) dos seminários, poderão interagir com os palestrantes via chat e concorrerão a um navegador GPS. Após o webinar, serão enviados certificados digitais de participação. Acesse a página da 1ª Semana de Seminários Online MundoGEO e saiba tudo sobre este novo evento!

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail atendimento@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Sobre a Semana de Seminários Online MundoGEO

A 1ª Semana de Seminários Online será um evento inédito, realizado de forma totalmente online, entre os dias 22 a 26 de setembro de 2014. O tema geral da Semana será “+ Produtividade”, todas as apresentações terão como foco principal mostrar como as geotecnologias podem efetivamente melhorar a qualidade e reduzir custos nos levantamentos. Os participantes assistirão aos seminários em tempo real e poderão fazer perguntas e comentários aos palestrantes via chat online, na comodidade de seu escritório ou residência, sem a necessidade de se deslocarem ou gastarem tempo e recursos com viagens e hospedagens. Para mais informações acesse https://mundogeo.com/webinar/ssm1.

Sobre a MundoGEO

A MundoGEO, fundada em 1998, é líder na América Latina em soluções integradas de mídia e comunicação para o setor geoespacial e de localização. A plataforma de conexão gera conteúdos nos idiomas português, espanhol e inglês para mais de 100 mil profissionais cadastrados em seus diversos canais, como a revista e portal MundoGEO, redes sociais, webinars e eventos, como o MundoGEO#Connect LatinAmerica. Este evento anual acontece sempre em São Paulo, e na sua recente edição reuniu mais de 4.550 participantes, de mais de 30 países, além de 185 palestrantes e 57 empresas expositoras.