A revista MundoGEO traz as principais novidades em padrões e serviços disponibilizados pelo Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês), um grupo internacional que reúne mais de 450 companhias, agências governamentais e universidades com o objetivo comum de desenvolver padrões.

Acordo amplia a atuação na Europa 

O OGC e o Centro Comum de Pesquisa da Comissão Europeia (JRC) assinaram um acordo de colaboração visando a implementação e uso de padrões geoespaciais na Europa. Estão previstas contribuições mais eficazes para o processo de criação dos padrões OGC e a viabilização do cumprimento de objetivos e requisitos europeus no processo de desenvolvimento desses padrões – em particular em relação à aplicação da Diretiva Inspire.

Agricultura e Planejamento Urbano

Para ajudar a superar desafios relacionados ao intercâmbio de dados de agricultura e planejamento de cidades, tais como segurança alimentar, créditos de carbono, uso eficaz do espaço e de recursos naturais e humanos, o OGC criou dois novos Grupos de Trabalho, chamados de “Agriculture Domain Working Group” e “Agriculture Domain Working Group”. “As tecnologias da informação, tendências e aplicações são moldadas pelas normas que lhes dão suporte. Os padrões são desenvolvidos para atender as necessidades do mercado” afirma Trevor Taylor, Diretor do OGC nas Américas e Ásia. “Convidamos organizações latino-americanas a trazer o seu conhecimento das necessidades do mercado para aumentar nossa capacidade e eficiência em Agricultura e Planejamento Urbano”, completa.

www.opengeospatial.org

Novos padrões de observação da Terra

O OGC anunciou que aprovou seis novos padrões de interface “Web Coverage Service (WCS)” de observação da Terra. As extensões WCS expandem significativamente a capacidade dos pesquisadores, gestores ambientais, gestores de desastres, tomadores de decisão e outros, para acessar dados da Terra distribuídos na internet por servidores web. As seis novas extensões WCS especificam mecanismos padrões para fornecer mais controle sobre o processamento dos servidores.