Por Fernando Cesar Ribeiro

O que é BIM? Provavelmente muitos dos leitores já devem estar familiarizados com a sigla, mesmo porque não é um termo recente, mas é bastante atual. Modelagem de Informações da Construção (Building Information Modeling – BIM) é considerada a mais importante promessa de desenvolvimento na indústria de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção). É uma tecnologia e um conjunto de processos que permitem a construção de modelos virtuais gerados por meio de ferramentas computacionais com a geometria precisa e com as informações relevantes que darão suporte ao planejamento da construção, fabricação e aos insumos necessários para a realização de um empreendimento.

Além disso, a tecnologia BIM, na visualização do que será construído por meio de simulações em ambiente virtual, é o que permite identificar problemas de projeto, construção e operação. Já ouvi depoimentos de usuários relatando a tecnologia BIM como “solucionadora de problemas”, principalmente os que atuam no cumprimento de cronogramas e análises de interferências entre as várias especialidades do projeto. Relatos mais otimistas colocam a tecnologia BIM como a integradora definitiva entre o campo e o escritório, o que perseguimos desde os primórdios dos sistemas automatizados de coleta de dados em campo usando Laser Scanner e Estações Totais, com interfaces diretas com as ferramentas computacionais no escritório.

Quer ler a matéria “Geo ou BIM?” na íntegra? Acesse agora a revista MundoGEO 77 gratuitamente no Portal MundoGEO.


1ª Semana de Seminários Online MundoGEO.

A 1ª Semana de Seminários Online será um evento inédito, realizado de forma totalmente online, entre os dias 22 a 26 de setembro de 2014, e vai focar no aumento da produtividade nos levantamentos de dados. O seminário Laser Scanner 3D vai apresentar, no dia 25 de setembro, uma visão geral da tecnologia, tanto fixa quanto móvel, destacando suas principais características, tipos de equipamentos e aplicações.