O Presidente Obama anunciou, nesta terça-feira (23),  a disponibilidade pública de dados SRTM com resolução espacial de 30 metros. Após o discurso do presidente, a Esri anunciou que melhorará seu serviço World Elevation Map para incluir os dados detalhados SRTM, de modo a disponibilizar os dados aos seus clientes.

World Elevation Map - Esri

Em fevereiro de 2000, o ônibus espacial americano Endeavour partiu para uma missão de 11 dias, a Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), com um sistema de radar especialmente modificado a bordo. A missão obteve dados com elevação espacial de 30 metros com a finalidade de gerar um banco de dados topográfico de alta resolução.

World Elevation Map suporta visualização (hillshade, declividade) e análise (viewshed e perfil do terreno).Os dados de elevação com resolução espacial de 30 metros terão aplicações para modelagem da paisagem, modelagem de bacias hidrográficas, modelagem hidrológica, entre outras aplicações.

Os  dados já lançados e os que serão lançados ao longo do próximo ano, estão sendo disponibilizados através de uma interface na página Earth Explorer.

Fonte: Esri