A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o consórcio Mapeiasul assinaram, no dia 17 de Setembro, contrato para a realização da nova cartografia gaúcha.

nova-cartografia-rio-grande-so-sul
Gestores da Sema e representante da empresa Geopixel (Fernando Leonardi) firmam contrato para a nova cartografia do Estado. Foto: Cecom

Vencedor de licitação, o consórcio, formado pelas empresas Geopixel e Geojá, de São Paulo, vai realizar o serviço de restituição de imagens de satélite. As imagens foram doadas pelo Ministério do Meio Ambiente, gerando uma economia de cerca de R$ 4 milhões ao Estado.
Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira, a atualização cartográfica será fundamental na elaboração de diversos projetos e serviços prestados pelo Governo do Estado, que atualmente conta com um mapeamento defasado feito com base em dados coletados nos anos 1970.

No âmbito dos órgãos ambientais, três projetos estratégicos dependem dessa atualização: Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE); Sistema Integrado de Regularização Ambiental (Siram); e Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres (Smad). Contribuirá ainda para a melhora nos processos de outorga de direito de uso de água e de licenciamentos.

Nos demais órgãos do governo, a nova cartografia atualizará dados territoriais de rede viária, rede hidrográfica e de manchas urbanas. Além disso, a base de dados usada nesse processo possibilitará renovar dados de cobertura vegetal e uso e ocupação do solo.

A nova cartografia, além de atualizar informações básicas do Estado (rios, estradas, municípios), ainda terá uma escala maior, 1:25.000 contra 1:50.000 da cartográfica antiga, o que possibilita um melhor nível de detalhamento das informações disponíveis no mapeamento.

Segundo o diretor executivo da Geopixel, Fernando Leonardi, o mapeamento deve começar ainda no mês de setembro, com a conclusão prevista em 12 meses.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Redação Cecom