O Instituto GEOeduc convida toda a comunidade de geotecnologia a participar de um treinamento online, ao vivo, sobre os primeiros passos na Geoestatística Aplicada às Ciências Agrárias, que será realizado no dia 9 de outubro das 14h30 às 16h30.

Você já se deparou com algum problema que não podia ser resolvido usando os modelos da estatística clássica? Muitas vezes, a distribuição espacial é algo que não pode ser modelado somente através da verificação da distribuição de frequência dos dados, como média e desvio padrão, por exemplo.

Por isso usamos a Geoestatística, que incorpora a interpretação da correlação espacial entre as amostras. Desta forma, os métodos geoestatísticos fornecem um conjunto de ferramentas para entender uma aparente aleatoriedade dos dados, mas com possível estruturação espacial.

Neste mini curso de Geoestatística Aplicada às Ciências Agrárias serão abordados:

• Introdução à Geoestatística

• Modelagem de Fenômenos Naturais

• Amostragem, inferência espacial e natureza das variáveis aleatórias

• Cálculo e modelagem de variogramas experimentais

• Técnicas geoestatísticas de estimativa e interpolação

• Exemplos de aplicações da Geoestatística em Ciências Agrárias

Os participantes poderão interagir com os apresentadores, enviando suas questões através do chat. Após o webinar, serão enviados certificados de participação a todos que estiverem online na sessão.

O palestrante será o professor Paulo Milton Barbosa Landim, formado em Geologia e doutorado em Estratigrafia pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado em Estratigrafia e Geomatemática pela Northwestern University. Professor Emérito da Universidade Estadual Paulista. Atualmente, é Professor Voluntário do Departamento de Geologia Aplicada do Instituto de Geociências e Ciências Exatas do campus da Unesp em Rio Claro e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1C.

WebTreinamento: Primeiros passos na Geoestatística Aplicada às Ciências Agrárias
Data: 9 de outubro de 2014
Hora: Das 14h30 às 16h30 (horário de Brasília)
Inscrições: http://bit.ly/Y4nh6I

Sobre os Cursos Online GEOeduc

GEOeduc2 Instituto GEOeduc realiza treinamento online sobre Geomarketing nesta quartaOs Cursos Online GEOeduc têm como objetivo suprir uma demanda do mercado por treinamentos com conteúdo teórico e prático de qualidade, ampla interatividade entre alunos e tutores, além de total liberdade de dias e horários. Baseados na plataforma Moodle, os cursos contam com instruções e suporte para baixar e instalar sofwares; conteúdo de qualidade, com instrutores certificados; material com conceitos, complementos e vídeos práticos.