A medida inovadora levada ao canteiro de obras impacta diretamente na redução de custos, precisão de prazos e detalhamento do projeto

bim-camargo-correa-autodesk
Imagem: InovaCAD

A Autodesk, Inc., líder mundial em soluções 3D para design, engenharia de projeto e entretenimento anuncia que a Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) é a primeira empresa no Brasil a adotar a tecnologia Autodesk BIM Field 360, ferramenta que se baseia na nuvem e permite a melhoria nos processos do canteiro de obras e a disponibilização de informação gerencial, métricas para tomada de decisão e planejamento.

Com atuação em um segmento que historicamente tem processos padronizados e pouco inovadores, o objetivo da CCDI ao ser pioneira na adoção da nova tecnologia foi atuar diretamente na variável de maior impacto da cadeia da construção civil: a gestão integrada. Com o BIM Field, a CCDI obterá detalhes que permitirão o acompanhamento de todos os processos do projeto de forma on-line e poderá atuar diretamente na solução apontada de forma remota.

A medida inovadora impacta diretamente em custos, prazos e detalhamento do projeto. O BIM Field 360 é o avanço do BIM, tecnologia que compreende a junção de hardware e software, e permite prever o modelo inicial do projeto em 3D (com animações absolutamente próximas do real), o gerenciamento de materiais pelo setor de compras e a gestão e execução do cronograma de todas as etapas da obra. Os impactos também são previstos e, portanto, fica mais fácil promover ações para minimizá-los. O BIM Field 360 leva esta metodologia para o canteiro de obras.

“Temos um projeto piloto em andamento para a integração de todas as atividades de planejamento e controle a partir do modelo em BIM, operando desde o escritório até as frentes de serviço das obras. Todas as informações necessárias para a correta execução dos serviços estarão disponíveis nos tablets da equipe de campo e neles serão registrados os avanços realizados, o controle de qualidade dos serviços e produtos e eventuais problemas que demandem soluções de qualquer área da empresa, tudo operando on-line entre as obras e o escritório”, afirma Luiz Augusto Iervolino Pereira, diretor de Engenharia e Sistemas de Gestão da empresa Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário.

Uma das grandes vantagens e estratégias dessa tecnologia é o fato de a ferramenta ter sido concebida para uso em tablets, permitindo mobilidade e operação em campo, além de ser fácil e rápida de entender. Ou seja, desde o diretor da empresa de construção, que busca informações sobre as métricas do seu negócio, o engenheiro que trabalha no projeto dentro do escritório, o responsável pelo planejamento que coordena a macro execução do empreendimento, até os encarregados e trabalhadores em campo, que recebem as atividades delegadas, todos estarão aptos ao uso da tecnologia.

“Na prática, detalhes identificados no canteiro de obras, por intermédio de dispositivos móveis, serão trabalhados com maior sinergia entre as áreas, tornando as tomadas de decisão mais participativas, assertivas e rápidas. Acreditamos que a maior integração entre campo e escritório nos permitirá uma melhor gestão de custo, prazo e qualidade das obras, com ganhos de produtividade e melhor utilização dos recursos”, diz Pereira.

De acordo com Marcelo Landi, presidente da Autodesk Brasil, “a CCDI mostra que é uma empresa extremamente arrojada ao adotar uma solução inédita no Brasil para reinventar a forma como pensam em gerenciamento de obra”. Além do BIM Field 360, a CCDI também adotou a ferramenta Autodesk Vault, solução de documentação que permite que os projetos armazenados fiquem disponíveis para quem estiver no canteiro de obras possibilitando que busque qualquer tipo de informação.