O documentário “Todo Mapa tem um discurso” trata do processo de invisibilização de regiões marginalizadas da cidade do Rio de Janeiro nas cartografias oficiais. Estudantes, professores, profissionais e usuários de geotecnologias, assim como demais convidados, terão a oportunidade de assisti-lo, no dia 11 de Novembro de 2014, às 15h, no auditório do Centro Cultural de Pinhais, durante o GISday deste ano. 

Com montagem, roteiro e direção de Francine Albernaz e Thaís Inácio e realizado com base na experiência e articulação comunitária adquiridos pelo Programa Rede Jovem através do projeto Wikimapa, de mapeamento colaborativo de áreas marginalizadas, o documentário instiga diversas discussões, desmistificando a idéia de que o mapa é apenas uma ferramenta de localização. O filme mostra que um mapa possui muito mais que uma cartografia geográfica, mas uma história social e política, possui um discurso. Os questionamentos e reivindicações afloradas durante o filme servem de base para reflexões e debates sobre a exclusão social das favelas.

A experiência vivenciada com a exibição do filme deve se mostrar muito proveitosa em suas discussões, devido ao perfil dos participantes do GISday, notadamente envolvidos no universo da informação geográfica e que verificam em seus ambientes de estudo e trabalho as mesmas situações expostas no documentário.

Segundo Thaís Inácio, diretora do documentário, em resposta conjunta com Natalia Aisengart Santos, geógrafa e diretora executiva do Programa Rede Jovem, e Patricia Azevedo, antropóloga e diretora estratégica do Programa Rede Jovem, as falhas dos mapas na contemplação de favelas, morros e áreas rurais são vistas ao redor de todo o mundo. “A cartografia oficial é produzida e validada principalmente em função e a partir de interesses comerciais”, afirmam. Por esta razão, o projeto Wikimapa, pioneiro no Brasil e atuante desde 2009, utilizou diferentes tecnologias e métodos de trabalho para “inserir a favela no mapa, em vez de criar o mapa da favela”.

“A ideia do documentário surgiu na segunda fase de expansão do Wikimapa, no final de 2012. A equipe do projeto identificou uma série de histórias e questões que o mapeamento de favelas levantava, envolvendo diferentes atores, que direta ou indiretamente estão ligados à uma questão geográfica além da cartografia oficial e traz à tona questões sociais de relevância para toda a sociedade brasileira”, explica a diretora e roteirista. “O foco era entender o processo de surgimento daqueles locais e como isso influenciou na marginalização atual, a começar pelo próprio mapa. Ao iniciar os mapeamentos, a equipe do projeto identificou que os jovens importavam discursos criados pela opinião pública, reforçando sem perceber pré-conceitos que aumentam o abismo social que os afasta da cidade, fortalecendo a dicotomia ‘morro x asfalto’.”

Este ano, o projeto Wikimapa recebeu o Prêmio Especial “Excelência em Mapas Colaborativos”, em São Paulo, durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014.

Está disponível o trailer do documentário, e para mais informações acesse o blog e a página no Facebook do Programa Rede Jovem  e do Projeto Wikimapa.