A Agência Nacional de Petróleo (ANP) fornece diversos dados técnicos que são utilizados por corporações e profissionais do setor de Óleo e Gás, devido à sua importância para os estudos de áreas das bacias sedimentares, onde há probabilidade de conter petróleo e gás natural. Quando estes dados têm o critério espacial de localização, é possível estudar e entender fenômenos que se distribuem no espaço, perceber a proporção, relacionar os dados e fenômenos, criar modelos e gerar diferentes análises sobre eles.

Para facilitar o trabalho dos usuários de dados geográficos, a Esri criou o Esri Maps for Office, um plugin que permite criar rapidamente mapas dinâmicos e interativos dos seus dados do Excel e explorá-los de uma maneira completa. Para adquirir o plugin, acesse www.esri.com/software/arcgis/arcgisonline/apps/download. Para usar o Esri Maps for Office, basta o usuário ter uma conta criada no ArcGIS Online. Lembrando que, se o usuário tem a manutenção da licença ArcGIS em dia, ele tem direito a uma conta no ArcGIS Online e a 100 créditos anuais para realizar diversas análises.

Para adquirir os dados sobre Óleo e Gás, você deve acessar o site da ANP  ou o Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) da ANP . Para esse tutorial, usaremos dados culturais de Exploração e Produção. Entrando no site do BDEP, selecione a opção “Poços” na coluna esquerda da página e, em seguida, em “Poços disponíveis”. Clique na planilha mais atualizada e faça o download dos dados. Localize-os e abra a tabela do Excel.


Este artigo faz parte da MundoGEO 78, revista que se encontra disponível no Portal MundoGEO. Acesse na íntegra o tutorial Mapas de Óleo e Gás no Excel.