A Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), abre inscrições para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos, na modalidade semipresencial. São ofertadas 200 vagas gratuitas até o dia 10 de novembro, quando o prazo de inscrições termina.

O curso tem o objetivo de capacitar técnicos dos serviços municipais a atuarem na concepção, captação de recursos, implementação e prestação de contas de projetos ligados às políticas de âmbito municipal (ambiente, saneamento, uso e ocupação do solo) com potencial impacto sobre os recursos hídricos.

Para concorrer a uma das 200 vagas dessa primeira turma, o candidato deverá cumprir três requisitos básicos: i) possuir graduação em qualquer área do conhecimento; ii) ser servidor com vínculo efetivo com a administração pública municipal, estadual ou federal; e iii) estar liberado e autorizado pelo órgão de origem para as atividades presenciais e a distância oferecidas pelo curso.

Uma comissão de avaliação formada por representantes da ANA e do IFCE avaliará e validará as inscrições, tendo como base os critérios definidos no Edital PRPI/DEAD nº 001/2014. Os resultados de todas as etapas do processo seletivo serão publicados no site http://prpi.ifce.edu.br/ifce_ana.

A duração do curso está estimada em 18 meses, com três encontros presenciais nos 12 primeiros meses da capacitação nas cidades polo definidas no edital, a saber: Manaus, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Florianópolis, de acordo com a respectiva região geográfica.

O curso é gratuito e as despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação correrão a expensas dos participantes ou de suas instituições de origem. O resultado final da seleção deverá ocorrer na data provável de 21 de novembro, com divulgação no site do IFCE. O início das aulas está previsto para ocorrer no dia 1º de dezembro de 2014.

Vertente indutora

Como instituição responsável pelo desenvolvimento de ações de capacitação no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), a Agência Nacional de Águas identificou a demanda para formação especializada de técnicos atuantes nos municípios brasileiros e, de forma inédita no Brasil, apoiou o IFCE na estruturação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos.

A expectativa da Agência é capacitar, em duas turmas, 600 profissionais e, assim, permitir que os municípios tenham as aptidões e o conhecimento necessários para captar recursos para financiamento nas áreas de saneamento, meio ambiente e planejamento do uso do solo.

Fonte: Agência Nacional de Águas

Seminário Online sobre geo para Meio Ambiente

A fim de explicar como utilizar corretamente e aproveitar todo o potencial do sensoriamento remoto e das soluções GIS na gestão de bacias hidrográficas, análise de impacto ambiental e monitoramento da cobertura vegetal, a MundoGEO vai realizar, no dia 25 de novembro, o Seminário Online Meio Ambiente, como parte da 2ª Semana de Seminários Online MundoGEO.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em cada seminário ou em todos. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail atendimento@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.  Acesse já a página da 2ª Semana de Seminários Online MundoGEO e saiba tudo sobre este evento!