Você já deve ter se pego avaliando a qualidade e eficácia de um curso online ou se já está na hora de iniciar aquele treinamento a distância que estava querendo fazer há meses. Afinal, ainda há muitas dúvidas quanto aos cursos online, pois representam uma maneira revolucionária de aprendizagem. Além disso, os alunos também se perguntam se estão aptos a começar um treinamento que requer muita organização, disciplina e estudo autônomo.

Quem deseja se matricular em um curso online deve ter certos cuidados, pois assim como os treinamentos presenciais, devem-se avaliar certos aspectos na hora da tomada da decisão, para não haver arrependimentos. Para isso, temos 5 dicas para você acertar na hora de escolher um curso online:

Pesquise, pesquise, pesquise

Antes de se matricular, informe-se sobre a instituição, através de uma pesquisa online, um email, uma ligação telefônica. Verifique se está devidamente cadastrada nos órgãos regulares e se é uma instituição de tradição no mercado.

Verifique a qualidade do material didático

Para quem realiza um curso online, a qualidade do conteúdo é essencial, pois a maioria do estudo será feita de forma autônoma. O material didático deve ser claro, objetivo e de qualidade. Solicite um material de exemplo e informe-se sobre como ele estará disponível (online, impresso ou enviado a domicílio), se o valor está incluso na inscrição, etc..

Garanta que haverá meios de contato com os tutores

De nada adianta um belo material didático e uma instituição com anos no mercado se o aluno não conta com meios de comunicação com os tutores. Não importa se esta comunicação seja por email, skype, telefone, chat online, redes sociais, aplicativos móveis, etc., mas é imprescindível que existam ferramentas para obter informações ou tirar dúvidas, e que as mesmas sejam acessíveis e eficientes.

Conheça o currículo dos instrutores

Ok, a instituição é tradicional no mercado, o material didático é de primeira e há vários meios de contato com os tutores, mas você conhece quem são os instrutores? Eles são reconhecidos pelo mercado? Procure sempre conhecer a formação, capacitação técnica e experiência dos profissionais envolvidos na criação do conteúdo dos cursos, suporte aos alunos e gestão da instituição de ensino.

Converse com os alunos

Hoje, com redes sociais e aplicativos móveis para comunicação, é muito fácil e rápido encontrar um aluno ou ex-aluno de instituição de ensino. Este contato com estudantes que estão realizando ou que já concluíram um curso na instituição que você está avaliando pode lhe dar subsídios para a tomada de decisão. Pesquise também em sites de órgãos de atendimento ao consumidor, que podem ter registros de reclamações e/ou resolução de problemas.

Você está preparado(a)?

Acesse este link e baixe gratuitamente uma planilha (em formato xls) que vai ajudar na sua auto-avaliação e indicará se você está pronto(a) para iniciar um curso online: http://bit.ly/1yJe0OB. Bom proveito!

Eduardo Freitas1 5 dicas para você acertar na hora de escolher um curso onlineEduardo Freitas,

engenheiro cartógrafo, técnico em edificações, coordenador de cursos e pesquisas do Instituto GEOeduc
eduardo@geoeduc.com
@eduol