O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi um dos temas abordados pelos candidatos à Presidência da República no debate realizado no dia 2 de outubro pela Rede Globo de Televisão. No quarto bloco do debate, os candidatos Aécio Neves e Dilma Rousseff travaram um duro embate que teve como foco a questão ambiental, em especial o CAR.

Segundo as regras do debate, os candidatos deviam fazer perguntas entre si, segundo um tema sorteado pelo mediador, o jornalista William Bonner. A presidente Dilma Rousseff escolheu o candidato Aécio Neves para perguntar sobre mudanças climáticas, sendo que na sua resposta o senador a questionou sobre o atraso na implementação do CAR.

Na réplica, Dilma comentou que “o CAR já está em andamento e que encontra-se em processo de ser realizado em todas as regiões do Brasil”. Por sua vez, Aécio respondeu que o governo atual “nos levou a uma política na área ambiental na direção oposta, na contramão da sustentabilidade”, e que demorou a conduzir, no Congresso Nacional, a regulamentação do CAR.

Por dentro do CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Veja a seguir uma aula-exemplo do Curso Online de CAR do Instituto GEOeduc: http://youtu.be/Kp7TeuHIwsc.

Como orçar serviços de CAR?

Por ser uma área muito nova, os profissionais ainda têm dúvidas sobre o que levar em conta na hora de orçar serviços de CAR. Afinal, quais os custos diretos e indiretos? Qual a documentação necessária para o CAR? É preciso georreferenciar o perímetro do imóvel? Quanto vale a responsabilidade do profissional?

Com o objetivo de ajudar os profissionais envolvidos com o CAR nessa tarefa, disponibilizamos uma planilha em formato xls (Excel) com um exemplo de como orçar os serviços de levantamento e trabalho de escritório. Acesse este post para baixar gratuitamente a planilha para orçar serviços de CAR: http://bit.ly/1tFaioX.

Eduardo Freitas,

engenheiro cartógrafo, técnico em edificações, coordenador de cursos e pesquisas do Instituto GEOeduc
eduardo@geoeduc.com
@eduol