O Instituto GEOeduc tem o prazer de anunciar a parceria firmada recentemente com a Rede Jovem nas áreas de educação a distância e mapeamento colaborativo. Ambas as instituições vão colaborar na capacitação de jovens para a geração de mapas utilizando dispositivos móveis.

Dentre as possibilidades da nova parceria estão a criação de cursos a distância para mapeadores voluntários em todo o Brasil, compartilhamento de textos e experiências ligadas ao geomarketing em favelas, além da expansão da metodologia Wikimapa para regiões que demonstrarem maior interesse e demandas.

O Wikimapa é um mapa virtual integrado a um aplicativo móvel que tem por objetivo identificar pontos de interesse público, eventos, problemas, soluções locais e ruas ainda não identificadas nos mapas virtuais, em áreas marginalizadas das cidades.

Vídeo sobre mapas colaborativos

O Instituto GEOeduc e a Rede Jovem realizaram um seminário online sobre mapeamento colaborativo no dia 24 de outubro, que contou com mais de 300 participantes. Na ocasião, foram mostrados conceitos, aplicações, pesquisas e tendências da Geocolaboração, além das funcionalidades e rumos do Wikimapa.

Os palestrantes foram: Natalia Aisengart Santos e Patricia Azevedo, Diretoras da Rede Jovem; Eduardo Freitas, Coordenador de Cursos e Pesquisas do GEOeduc; e Arlete Meneguette, professora da Unesp Presidente Prudente.

Acesse aqui o vídeo do webinar na íntegra:
https://vimeo.com/108612202.

Eduardo Freitas,

engenheiro cartógrafo, técnico em edificações, coordenador de cursos e pesquisas do Instituto GEOeduc
eduardo@geoeduc.com
@eduol