Projetado e fabricado pela Skydrones, empresa brasileira que atua no desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones) desde 2008, o novo Zangão é uma plataforma aérea com sofisticada eletrônica embarcada que permite transportar diferentes sistemas de captura de imagens. De acordo com a SkyDrones, sua instrumentação e sistemas de controle permitem voos com alta estabilidade e reduzido tempo de treinamento operacional, além de alta capacidade de carga e grande confiabilidade. 

O Zangão é indicado para: monitoramento ambiental, inspeção de redes de transmissão, segurança pública e privada, mapeamento de áreas agrícolas, monitoramento de tráfego, monitoração de mineração, entre outras aplicações.

Com design moderno e eficiente, o drone possibilita o transporte de diversos tipos de câmeras e sensores que geram imagens utilizadas para produzir mapas ortorretificados, mapas de terreno e superfície, nuvens de pontos 3D ou mapas NDVI para agricultura. Sensores infravermelhos podem ser utilizados para mapeamento e detecção de problemas em redes de distribuição de energia elétrica.

O Zangão V é o resultado de estudos e testes que começaram em 2011. A SkyDrones desenvolveu quatro protótipos e testou dois “Airframes” (corpo do avião) feitos por empresas chinesas. Segundo a empresa, todos estes testes possibilitaram coletar dados e experiências para chegar ao design e performance esperados pelo mercado consumidor profissional.

O Zangão oferece um conjunto de vantagens tecnológicas que otimiza sua performance, tais como: estabilização autônoma das atitudes em voo da plataforma obtido pelo sistema de controle embarcado; decolagem por arremesso manual ou uso de mini catapulta permitindo uso em espaço restrito; pouso automático de barriga por aproximação em baixa velocidade (pré estol); programação de missão de voo para voar autonomamente até pontos pré-determinados (GPS) por computador; comando de retorno autônomo para a base operacional; baixo peso da plataforma e alto potencial de carregamento (sensores e câmeras embarcados); possibilidade de uso de câmeras especiais, como infra vermelhas (IR), NIR e de alta resolução (HD) de foto (Sony Nex 7); base de comando com integração de dados de voo, captura de imagem e cartografia; alta capacidade de customização para diferentes aplicações; peças de reposição a pronta entrega.

www.skydrones.com.br