workshop-smartcities-campinas-cpqdO impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas Cidades Inteligentes será o tema central do workshop que o CPqD vai promover no dia 26 de novembro, a partir das 9 horas, em suas instalações em Campinas, no interior paulista.

A intenção é reunir especialistas de segmentos diferentes – universidades, operadoras de telecom, concessionárias de energia, administração pública, etc. – para debater o potencial inovador das TICs e a tendência de uso dessas soluções tecnológicas para atender às demandas das cidades, que hoje enfrentam uma série de desafios relacionados a segurança, trânsito, abastecimento de água e de energia, entre outros.

Com inscrição gratuita, o workshop tem a programação focada em dois aspectos importantes das cidades inteligentes: smart grid (ou rede elétrica inteligente) e mobilidade urbana. Nas palestras, serão apresentados cases como o da cidade de Aparecida (SP), batizada de InovCity, e do Controle de Semáforos em Tempo Real da CET – Cia. de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Uma mesa redonda, com o tema Oportunidades para o Brasil, reunirá representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), do BNDES e da prefeitura de Campinas.

A programação completa do evento está disponível no site http://cidadesinteligentes.cpqd.com.br/ – pelo qual os interessados também poderão se inscrever no workshop.

Workshop Impacto das TICs nas Cidades Inteligentes

26 de novembro – das 9 às 18 horas
Auditório do CPqD (Rua Dr. Ricardo Benetton Martins, s/n – Parque II do Polo de Alta Tecnologia)
Campinas – SP

Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 38 anos, o CPqD conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.