Não satisfeito em simplesmente ensinar a “apertar botões”, GEOeduc sugere uma nova proposta para uso do AutoCAD Map 3D para Geoprocessamento!

Quem nunca ouviu falar “CAD é CAD, GIS é GIS. CAD não faz GIS, pois são coisas completamente diferentes.” ou algo parecido com isso? Será que essas afirmações não merecem uma análise mais aprofundada?

Pois bem, o desafio foi aceito! Vamos refletir sobre o uso do AutoCAD Map 3D como uma plataforma de GIS. Discutiremos quais os avanços e limites que uma proposta de GIS em CAD traz, partindo de uma análise da conjuntura atual do mundo do Geoprocessamento.

Para aprender a usar um software não é necessário fazer faculdade. Afinal, a quantidade de pessoas empregadas simplesmente por serem habilitadas em um determinado software não está contado nas matrículas de universidade. Hoje em dia, muitos técnicos em edificações e estagiários na área da construção civil (Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Tecnologia em Construção, etc.) perdem suas vagas para pessoas que talvez nunca tenham prestado um vestibular, mas que escolheram trilhar sua inserção no mercado de outra maneira: através da habilitação e certificação em softwares. Os famosos “CADistas” são profissionais que, ou entraram na empresa (geralmente em outra função) e a mesma os ensinou a trabalhar com CAD, ou fizeram cursos específicos que ensinam como utilizar o AutoCAD (ou similar), suas funções e ferramentas, e decidiram se lançar no mercado. É, parece que a moda pegou e deu muito certo.

Para o acadêmico, o que resta é contar com a sorte de cair em uma faculdade que se proponha e colocar na grade a habilitação nos softwares de CAD ou correr atrás do prejuízo por meios próprios.

No início era o AutoCAD

A empresa responsável pelo AutoCAD, a Autodesk, desenvolveu várias extensões do AutoCAD que se aplicam a diversos contextos e suportes. Um deles, que é o que vamos discutir agora, é o AutoCAD Map 3D, que tem a função de trabalhar os dados geoespaciais em um ambiente de CAD.

A história do AutoCAD vem antes dos softwares de geoprocessamento. Antigamente tinha-se como instrumento de trabalho uma mesa de luz e layars impressos, sendo o trabalho realizado todo manualmente. Inicialmente o AutoCAD entrou como uma ferramenta de projetos, mas logo foi conquistando seu espaço, até que softwares especificamente elaborados para o geoprocessamento foram sendo desenvolvidos, como o ArcGIS, entre outros.

Nessa mesma dinâmica do discurso sobre teoria e prática, existem muitas pessoas hoje que falam que fazem GIS simplesmente porque sabem funções no ArcGIS ou outra plataforma. É muito comum você ouvir muita gente falando muita coisa sobre o que é SIG e como se faz, mas não podemos nos enganar, saber “apertar botão” não é saber GIS. Até concordamos que CADistas podem saber funções do CAD, mas o conceito por trás de um projeto, a arte, a solução compositiva dependem do arcabouço teórico que o arquiteto, engenheiro ou técnico tem. Com GIS é a mesma coisa, pois simplesmente saber qual função é qual na interface não faz de você um bom profissional em GIS. Importa que você saiba conhecer o processo, ter entendimento sobre a projeção no real e ter subsídios para defender a sua tomada de decisão!

De tudo, fica o apelo aos profissionais pelo equilíbrio. Não adiantar ser um “apertador de botão” que nada sabe sobre a teoria, sem muita consistência, mas também um grande teórico que não consiga por em prática suas ideias, geralmente sem muita eficiência. É sempre importante que se saiba onde se quer chegar e quais caminhos deve-se tomar para chegar lá.

CAD é GIS e GIS é CAD?

Considerando, portanto, que a teoria e a prática andam juntas, o que pensar quando falamos sobre praticar no AutoCAD Map a ideia de um GIS?

Começamos pela rejeição dos profissionais de Geo e também da academia sobre esse assunto, isto é, a famosa frase, supracitada, é quase jargão obrigatório. Mas quais são as ferramentas do AutoCAD Map? O que essas ferramentas nos permitem desenvolver?

Tantas perguntas feitas, agora vamos avançar para onde queremos chegar. Não queremos propor a ideia de que o CAD Map foi pensado sui generis para realizar o que softwares com Spring, ArcGIS, QGIS, Idrisi e outros foram projetados para realizar. A proposta é levá-lo a perceber que o AutoCAD Map possui ferramentas úteis e altamente funcionais, que podem auxiliar na realização de um GIS e você, como usuário, pode se utilizar do AutoCAD Map para facilitar sua utilização e manipulação dos dados.

Com uma boa base teórica e um entendimento do que é o GIS para além do software, um usuário pode realizar grandes projetos geoespaciais utilizando o AutoCAD Map, basta conhecer suas ferramentas e saber como desenvolver suas atividades a partir delas.

Para endossar o argumento apresentado, a Doutoranda em Geografia pela UERJ, pesquisadora-administradora de banco de dados do IBGE, Kátia Góes, que possui um histórico de utilização da plataforma AutoCAD em sua carreira profissional em diversas modalidades, convida todos a se aventurarem nesse novo caminho de conhecimento que é o AutoCAD Map como ferramenta de GIS. Kátia é a instrutora responsável pelo curso de AutoCAD Map 3D. Conheça mais do currículo de Kátia na nossa página de instrutores

O curso de AutoCAD Map do GEOeduc surge como uma proposta inovadora para a área de Geo e especialmente para os usuários de GIS. Capacitar o profissional com as utilidades do AutoCAD Map 3D é desenvolver diferencial, tanto no levantamento e tabulação dos dados, quanto na criação de mapas, layers e análises espaciais que serão responsáveis pela tomada de decisão!

O curso de Introdução ao AutoCAD Map ensina os primeiros passos na utilização da plataforma com extensão Map e é só o começo na capacitação desse software. Não perca a oportunidade de ter um diferencial. Acesse agora mesmo o curso de Introdução ao AutoCAD Map e obtenha mais detalhes sobre o curso.

Sobre os Cursos Online GEOeduc

Os Cursos Online GEOeduc têm como objetivo suprir uma demanda do mercado por treinamentos com conteúdo teórico e prático de qualidade, ampla interatividade entre alunos e tutores, além de total liberdade de dias e horários. Baseados na plataforma Moodle, os cursos contam com instruções e suporte para baixar e instalar sofwares; conteúdo de qualidade, com instrutores certificados; material com conceitos, complementos e vídeos práticos.

Fonte: GEOeduc