A Agência Nacional de Inteligência Geoespacial (NGA) dos Estados Unidos lançou recentemente uma série de produtos com mapas de cidades, derivados de imagens de satélites da DigitalGlobe e de conjuntos de dados de geografia humana, elementos importantes para o esforço internacional de combate à a crise do Ebola na África ocidental.

“Esta parceria dinâmica e voltada para o futuro firmada entre governo e indústria é crucial quando se trata de preparação e resposta às crises humanitárias de todos os tipos”, disse William Arras, vice-presidente da DigitalGlobe em relações com o consumidor nos Estados Unidos.

De acordo com um comunicado de imprensa, as imagens de satélite estão disponíveis através do programa EnhancedView da NGA, que está ajudando os operadores militares, profissionais da saúde e civis, nações parceiras internacionais e voluntários a compreender os acontecimentos através de coletas diárias em toda a região. A NGA também disponibilizou camadas e layers de dados de geografia humana fornecidos pela DigitalGlobe, incluindo informações sobre a demografia da região, infraestrutura crítica, economias, etnias, níveis de educação, meio ambiente, instalações médicas e eventos significativos, os quais podem ajudar as iniciativas de ajuda e planejamento operacional.

“Os analistas podem utilizar esses dados para entender melhor onde a infraestrutura está localizada, onde a doença tem o maior risco de transmissão e quais populações estão em maior risco”, disse Arras.

“Nossa parceria com a DigitalGlobe para fornecer informações geoespaciais e produtos de mapeamento para o maior número de pessoas possível é crucial no apoio à comunidade internacional e aos profissionais de saúde na África Ocidental, em relação a como como eles respondem à crise de Ebola”, disse Martin Cox, diretor da National Geospatial-Intelligence para África.