O Google Earth Pro é um globo interativo em 3D que pode ser usado para ajudar em tarefas como planejamento, análise e tomada de decisões. Usuários corporativos, governamentais e profissionais de todo o mundo podem aproveitar a visualização de dados, o planejamento de sites e as ferramentas de compartilhamento de informações do Google Earth Pro.

Dentre as novidades da versão Pro em relação à básica, estão as ferramentas de medições (áreas, caminhos 3D, etc), impressão de imagens em alta resolução, criação de filmes, geocodificação de endereços em lote, importação de dados GIS (shape, por exemplo), acesso a ferramenta de criação de mapas, entre outras.

Aplicações

O Google Earth Pro pode ser usado por arquitetos e engenheiros, através de passeios virtuais, medição de áreas, entre outras ações. Para imobiliárias, permite localizar imóveis, avaliar a região próxima, realizar voos virtuais, verificar pontos de maior valorização, etc.. Já os órgãos de governo e ONGs podem usar os recursos de mapeamento e importação de dados de GIS para análise e compartilhamento de dados geográficos.

Ações na área de segurança e defesa também podem ser apoiadas pelo Google Earth Pro, permitindo manter o foco na tarefa e não no uso da ferramenta, já que a interface é amigável a usuários leigos. Empresas ligadas ao setor de rastreamento de bens patrimoniais podem integrar sistemas GPS e RFID, mostrando a localização de qualquer patrimônio em movimento diretamente em uma imagem da Terra, em tempo real. O planejamento e treinamento tático de operações são outras possibilidades para essas empresas.

Corretores de seguros também podem obter uma visualização completa e detalhada de qualquer ponto geográfico em sua região, permitindo a análise e avaliação da localização de um imóvel sem precisar sair do local de trabalho. Por sua vez, veículos de comunicação podem ganhar em conteúdo e profundidade através do uso de mapas e imagens de satélites.

Confira neste vídeo algumas das principais funcionalidades do Google Earth Pro.

Capacitação em Google Earth

No Instituto GEOeduc você pode fazer um curso online de Google Earth no qual vai conhecer todas as funcionalidades do sistema, verá como navegar pelo globo virtual, aprenderá a criar seus próprios mapas e a navegar com dados obtidos com GPS. Para que você conheça um pouco do nosso ambiente de aprendizagem do Curso Online Google Earth para Professores e Pesquisadores, confira a seguir um vídeo demonstrativo.

Para realizar o download do Google Earth Pro  é necessário preencher um formulário e, após enviá-lo, o usuário receberá um e-mail contendo a chave de licença para a instalação do Google Earth Pro.

Fonte: GEOeduc