A Procuradoria-Geral da República lançou o Portal de Combate à Corrupção. O objetivo é que o portal seja uma ferramenta a mais para que o cidadão identifique e possa atuar ativamente no enfrentamento da corrupção.

Portal de combate à corrupção

Ao acessar a página , o cidadão tem acesso a tutoriais das ferramentas de acompanhamento e controle, estatísticas dos processos, mapas, glossário da corrupção, além de linha do tempo com os principais casos (Mensalão, Lava Jato, Anaconda, Banestado, entre outros).

A ferramenta “Monitora” é o destaque dentre as funcionalidades apresentadas pelo portal. Por meio de gráficos e mapas, são mostrados os dados do combate à corrupção por unidade da federação, com as indicações de ações penais e de improbidade. O sistema é integrado ao Portal da Transparência do MPF e traz detalhes de cada processo (data de autuação, unidade do MPF responsável, órgão do judiciário, resumo).

Ferramenta de Inteligência espacial, o portal  permite a extração de gráficos, tabelas interativos e um mapa interativo que permite acompanhar a geolocalização dos pólos de corrupção que estão sob investigação. Além disso, dados como números de procedimentos instaurados por ano, por Estados, e tipos de ilícitos cometidos são facilmente consultados.

Com o componente geográfico das informações, o cidadão pode ter uma noção exata da propositura de ações de combate à corrupção propostas pelo MPF por todo o país. Com o detalhamento da informação, o cidadão pode consultar o andamento de processos, valores, atores envolvidos, o órgão julgador e principalmente a localização exata de proximidade a sua residência para ver o que está sendo feito no combate à corrupção em sua região.

O projeto tem o objetivo de cumprir uma das metas do Planejamento Estratégico Brasileiro que é a de “aprimorar a comunicação com a sociedade civil e a imprensa sobre a temática do patrimônio público”, prestando contas à sociedade desse relevante trabalho.

No Ministério Público Federal, o projeto é inovador e de grande valor agregado aos brasileiros para a tomada de decisão e transparência, porém como plataforma tecnológica, a Polícia Federal que é parceira e também faz parte da rede de dados ao projeto, possui a mesma solução GIS (Geographic information system) e obtém sucesso há mais de 04 anos.

A Plataforma GIS, desenvolvida pela Notoriun Tecnologia, já ficou entre as 10 melhores do mundo pela ESRI – Environmental Systems Research Institute e entre as 04 pela JICA – Japan International Cooperation Agency