A companhia Minerium desenvolveu o projeto piloto Holcim, que tem por objetivo criar um conjunto de soluções que vão desde a inspeção com o escaneamento 3D até a tratativa da informação associada ao modelo produzido.

Fora definido como ponto de partida para o projeto piloto Holcim o forno de cimento. Por se tratar de uma planta antiga, muitas informações de seus principais componentes já se perderam, muitas interfaces entre os novos componentes e os antigos não foram devidamente registradas e há uma infinidade de documentações sem a devida conexão. Além de reunir todas essas características, o forno de cimento rotativo é um equipamento chave na cadeia produtiva de uma fábrica de cimento. O primeiro gargalo que se encontra, ao tentar elaborar uma cadeia de informação inteligente sobre um componente do porte de um Forno Rotativo de Cimento, é o seu tamanho e a quantidade de itens que promovem uma complexa interface.

Segundo a empresa, a ideia de realizar a vistoria utilizando o escaneamento 3D veio da necessidade de recriar uma fonte geométrica confiável e que pudesse ser feita durante o curto período de parada do forno. Como as paradas programadas deste equipamento ocorrem somente algumas vezes ao ano, nunca houve tempo hábil para a realização de um levantamento de campo que fosse suficiente para a integralização das informações. Com somente dois dias de campo, foi realizado todo o levantamento necessário. No processo convencional, este levantamento poderia levar até três semanas para registrar o mesmo nível de detalhes que fora captado com os dois dias de trabalho utilizando o Laser Scanner 3D da FARO. O próximo passo após a completa modelagem 3D do forno será a elaboração de toda a documentação dos componentes modelados consolidando assim a fase de “survey” e “as-built”.

Após o as-built concluído, deu-se início à fase onde agrega-se mais valor ao trabalho, a qual permite apresentar algo de novo. Conforme explicou Adriano Borçari, gerente de contratos da empresa Minerium, será estabelecido um link entre o modelo 3D, os documentos produzidos no as-built e todos os outros documentos existentes relativos a este componente. Desta forma, o cliente poderá de maneira ágil e fácil acessar toda as informações relativas ao forno, independente da disciplina e da equipe que atue nesta área da planta.

A expectativa é que este produto possa ser utilizado pelas equipes de processo na tomada de decisão no dia a dia da fábrica, no planejamento e nas execuções da equipe de manutenção, no acesso rápido do time de suprimentos para a aquisição e controle de estoque de sub-conjuntos e partes específicas desta área da fábrica.

Todos os detalhes deste projeto serão apresentados durante o seminário Laser Scanning 3D: Tecnologia e Aplicações, no dia 5 de maio em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. Veja as opções de participação da conferência.